Saiba como escolher um cartão micro SD para o seu celular

O seu celular permite que você aumente o espaço de memória usando um cartão micro SD? Então deixa eu te mostrar como escolher o melhor cartão de memória para você não ficar sofrendo com a falta de espaço para as suas fotos, vídeos, aplicativos e documentos.

Antes de começar, é legal você ter uma noção de quanto espaço precisa. Para você ter uma ideia, uma foto tirada com uma câmera de 16 megapixels tem uns 7 MB, o que significa que um cartão de 32 GB, pode armazenar 4.500 fotos ou então 8 mil músicas. É bastante coisa, não é mesmo?

Agora vamos para a parte que interessa: como escolher um cartão micro SD.

Capacidade
Gente, a primeira coisa que você precisa ficar de olho é no tipo de cartão: tem o SDSC, o SDHC e o SDXC. O que muda entre eles é a capacidade de armazenamento.

  • SDSC (Secure Digital Standard Capacity): até 2 GB;
  • SDHC (Secure Digital High Capacity): entre 2 GB e 32 GB;
  • SDXC (Secure Digital Extended Capacity): entre 32 GB e 2 TB.

Mas olha só, antes de sair comprando o cartão com maior memória, é preciso ver o quanto o seu celular suporta. Por exemplo, tem aparelho que suporta até 200 GB, outros até 64 GB e por aí vai. Então, olhe no manual do smartphone primeiro, para você não acabar comprando um cartão que não vai funcionar, tá?

Velocidade
Outra caracteriza importante dos cartões é a velocidade, que é determinada pela classe. Funciona assim: os cartões microSD podem ser da classe 2, 4, 6 ou 10 e esse número informa a velocidade mínima de transferência de dados. Um cartão classe 2, por exemplo, consegue transferir 2 MB por segundo; já um classe 4 consegue 4 MB por segundo, e por aí vai.

Além disso, existem outras duas classes: a UHS-1 e a UHS-3. Gente, a sigla UHS significa “velocidade ultrarrápida” e o primeiro tem uma taxa de transferência de pelo menos 10 MB por segundo; enquanto a do outro é de 30 MB por segundo.

Para saber qual classe é a ideal para você, pode seguir essa regrinha aqui:

  • Classe 2: ideal para quem vai gravar vídeos em baixa resolução e precisa fazer download de documentos ou armazenar músicas;
  • Classe 4 e 6: ideal para quem vai gravar vídeos em HD ou tirar várias fotos;
  • Classe 10 e UHS-1: é uma boa opção para quem quer gravar vídeos em 4K ou gosta de jogar no celular;
  • Classe UHS-3: tem a maior velocidade, por isso, serve para qualquer tipo de arquivo.

Nossa, quanta coisa, não é mesmo? Todas essas informações estão na embalagem no cartão. Mas se você tiver qualquer dúvida, pode dar uma espiada nesse esqueminha que eu montei:

Reprodução

Pronto, já pode usar o celular sem medo de ficar sem memória. E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ