Saiba como limpar arquivos inúteis do seu smartphone

Nada como ter um smartphone que funciona super-rápido, não é mesmo? Mas com tanta coisa que a gente acaba armazenando, como fotos, vídeos e aplicativos, é normal que o celular vá ficando um pouco lento.

A minha dica para esse caso é apagar os arquivos inúteis que estão ocupando espaço no aparelho. Você pode fazer isso usando um aplicativo, como o Avast CleanUp. Ele faz uma varredura completa para encontrar erros no aparelho, aplicativos em desuso, além de fotos, vídeos e músicas antigas. Depois é só você clicar em limpar e ele apaga tudo!

Mas olha só: antes de apagar, faça um backup do aparelho, que é uma cópia de segurança dos arquivos, para você não correr o risco de perder informações importantes, viu?

Outra opção é o DiskUsage. Você pode analisar tanto a memória interna do seu celular, quanto o cartão MicroSD, que é a memória externa. A ferramenta mostra o quanto de memória cada arquivo está usando e assim você pode limpar o cache dos aplicativos. Não sabe o que é isso? Eu te explico!

Para que os apps possam abrir sem precisar ficar pedindo nome e senha toda vez, é criado um arquivo para guardar os dados do usuário, que é chamado de cache. Isso é muito bom para agilizar as tarefas do dia a dia! Já imaginou ter que digitar o e-mail e a senha toda vez que for entrar no Facebook pelo celular? Mas, com o tempo, esse cache começa a ocupar espaço no seu celular. Mas só apague o cache de um aplicativo quando ele estiver apresentando problemas ou se estiver precisando muito de memória, tá? Porque você vai acabar perder todas as configurações salvas.

Reprodução

Esses dois aplicativos podem ser usados no Android, mas se você tiver um iPhone, pode baixar o Clean Doctor. Com ele dá para ver se têm fotos repetidas no seu álbum, contatos iguais na sua agenda e o espaço livre no aparelho. Assim você pode gerenciar todo o armazenamento e apagar o que não precisa mais.

Agora, se você não quiser baixar nenhum aplicativo, pode acessar as configurações do smartphone. É só você entrar nas configurações e procurar por “Armazenamento”. Aqui também dá para ver quanto espaço fotos, vídeos, aplicativos, documentos, downloads e cache de apps estão ocupando.

E aí, consegui te ajudar? Então me conta, use a #LuExplica nas redes sociais que eu te respondo!

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ