Saiba como limpar o seu notebook

A gente consegue levar o notebook para qualquer lugar, não é mesmo? Em uma reunião, viagem, casa de amigos e vários outros lugares. Com o tempo, é normal ele começar a ficar sujo e juntar pó, mas precisa ficar de olho, porque a sujeira pode causar mau contato de componentes e até superaquecer o computador!

Por isso, eu preparei um guia de como limpar o notebook da maneira correta, sem correr o risco de danificar o aparelho!

Antes de começar, desligue e tire o notebook da tomada (se for possível, tire a bateria também, tá?). Agora anota aí: você vai precisar de um tecido que não solte fiapos, como uma flanela ou um tecido de microfibras – outro tipo de tecidos ou papel, como guardanapo, podem acabar riscando a tela – também separe alguns cotonetes e um pincel fino de cerdas macias.

Primeiro, comece limpando a tela. Com o pano seco faça movimentos circulares e não pressione muito, porque senão pode acabar danificando algum componente. E olha só, não use nenhum produto de limpeza ou água na tela para não ficar com manchas ou queimar. Só estão liberados produtos específicos para limpar o display do computador.

Reprodução

Agora, vamos para o teclado: primeiro borrife um pouquinho de água no pano (mas é bem pouquinho mesmo, viu?) e passe no teclado para tirar a oleosidade e outras sujeiras. Com o pincel ou cotonete, limpe com cuidado entre as teclas para tirar o pó e qualquer sujeirinha que tenha caído. Aqui você também pode usar mini aspiradores específicos para limpeza de teclados e de notebooks.

Reprodução

Limpar a parte de fora do notebook é bem fácil: é só usar o pano levemente úmido e fazer movimentos circulares para remover manchas e marcas de dedo. Cuidado para não deixar escorrer água para dentro do computador e na hora de limpar a tampa, que é a parte de trás da tela, tome cuidado para não fazer muita pressão.

Reprodução

Para terminar, passe o pincel nas saídas de ar e entradas USB, HDMI, de fone de ouvido e outras que o seu notebook tiver. Mas olha só, isso tem que ser feito com bastante cuidado para que nenhuma peça acabe quebrando ou se soltando.

Pronto! Depois disso, o seu notebook vai estar limpinho! E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.





RECOMENDADO PARA VOCÊ