Lu Explica - Descartar Eletrônicos

Vai comprar na Black Friday? Veja o que fazer com os eletrônicos antigos

Juliana Américo 10/11/2017 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Black Friday está chegando e essa é uma época ótima para comprar produtos eletrônicos por um preço bem mais barato! Mas você sabe o que fazer com os seus antigos celulares, notebooks ou TVs? Vem cá ver todas as opções:

Vender
Se os seus aparelhos estão funcionando direitinho, você pode vender e ganhar uma graninha extra. Você pode fazer isso através de sites de venda de usados, redes sociais ou ir em serviços de assistência técnica para vender as peças.

Ah, se o que você for vender for um computador ou um smartphone, não esquece de restaurar o aparelho para apagar todas as suas informações, viu?

Doar
Você também pode doar o seu aparelho antigo, principalmente TV e computadores, para grupos de caridade, como o Exército da Salvação (http://www.exercitodoacoes.org.br/?m=0&s=lg), Biblioteca Virtual (http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/bibliov.php), Ecobraz (http://www.lixoeletronico.org.br/) e Unibes (http://www.unibes.org.br/doe-para-o-bazar/); eles levam os eletrônicos antigos para escolas, comunidades e pessoas necessitadas. É só você entrar em contato com uma das organizações para saber como fazer a doação.

Lixo
Se o aparelho está muito velho ou não funciona mais, você pode jogar no lixo, mas tem que tomar cuidado porque esse tipo de produto não pode ser descartado com o lixo comum! Eles têm componentes que podem contaminar o meio ambiente, como as baterias.

Por isso, o ideal é mandar para a reciclagem. Uma opção bem legal é devolver para o fabricante; as grandes marcas têm um sistema de coleta dos aparelhos antigos.

Reprodução

Reutilizar
Por último, você pode reaproveitar os produtos velhos na sua casa. Um smartphone pode virar câmera de segurança ou um porta-retrato eletrônico. Se você quiser, pode dar uma olhadinha aqui em dicas para reutilizar o smartphone ou aqui para saber o que fazer com um tablet velho.

Gostou das dicas? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Eletrônicos Dicas lixo eletrônico Tecnologia Lu Explica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você