Veja como criar senhas infalíveis para usar na internet

Gente, ter uma senha forte e difícil de descobrir é muito importante para proteger suas contas de e-mail e de redes sociais. Por isso, listei algumas dicas importantes de como criar senhas seguras e como usar um gerenciador para proteger os dados e informações que você tem na rede! Olha só:

Seja criativo
Evite usar senhas convencionais e fáceis de serem descobertas, como sequências numéricas (“1234”), datas de aniversários ou nomes de times de futebol, tá? Nessa hora o ideal é ser criativo!
A dica é criar senhas com base nas combinações de palavras ou símbolos que sejam fáceis para você lembrar. E não se esqueça de criar senhas longas e que misturem letras maiúsculas, minúsculas e números.

Você também pode substituir algumas letras por símbolos: por exemplo, ao invés de escrever “Lu.Explica1”, você pode escrever “Lu.Expl!ca1”. Assim fica mais difícil de descobrir a sua senha!

Crie senhas diferentes
Uma dica importante é sempre ter senhas diferentes para cada conta. Eu sei que dá um trabalhinho, mas quando você repete a senha de um e-mail em outro cadastro, por exemplo, fica mais fácil de alguém mal-intencionado descobrir.

Para facilitar, pense em deixar suas senhas ligeiramente diferentes. Por exemplo, se sua senha é “Lu.Expl!ca1”, tente criar uma variação dela. Olha só esses exemplos:

Facebook: Lu.Expl!ca1dois
Gmail: Lu.Expl!ca1três
Instagram: Lu.Expl!ca1quatro

Use um gerenciador de senhas
Não é fácil memorizar um monte senhas para cada serviço online que a gente usa, não é mesmo? Mas você pode usar um gerenciador de senhas para deixar tudo salvo. Ah, e não precisa se preocupar, porque esses serviços ou aplicativos são protegidos com uma senha-mestre para que só você consiga acessar.

Reprodução

Alguns exemplos de gerenciadores são o SafeInCloud Password Manager e o LastPASS, que estão disponíveis para Android e iOS. Você só tem que anotar todas as suas contas e senhas e bloquear o aplicativo com uma senha-mestre. O legal é que se você tiver um smartphone com sensor biométrico, pode usar a sua digital como bloqueio!

Ah, e evite salvar suas senhas no navegador de internet, tá? Porque tem como descobrir elas através de computador!

Viu como não é difícil criar senhas seguras? A senha é como se fosse a sua assinatura eletrônica, por isso, é importante que você mude algumas vezes para que ela não seja descoberta, viu?

E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ