Veja como se proteger de vírus e golpes na internet

A internet é excelente na hora de facilitar a nossa vida: dá para pagar as contas, trabalhar, estudar, falar com os amigos e muito mais. Mas, a gente precisa sempre estar atento para evitar cair em algum golpe ou então acabar infectando o computador ou o celular com algum vírus. Olha só as dicas que eu separei pra você se prevenir:

Golpes
Você já deve ter escutado por aí alguma história sobre golpes no WhatsApp ou nas redes sociais, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar, porque é bem fácil identificar um golpe! Para começar, não abra links enviados por pessoas que você não conhece – isso vale para WhatsApp, Facebook, e-mail, SMS ou qualquer outra rede social – o link pode conter alguns vírus.

Se alguém que você conhece enviar um link que esteja fora do contexto da conversa ou que seja suspeito, pergunte o que é antes de abrir, tá? Às vezes a pessoa foi infectada com um vírus e nem sabe que a mensagem foi enviada.

Se o link que está sendo compartilhado promete brindes ou cupons de desconto de alguma empresa, procure se informar primeiro: entre no site da empresa e veja se a promoção existe mesmo! 
Agora, se o que está sendo prometido é alguma nova função para o WhatsApp, nem perca seu tempo! Todas as novas funções do app são liberadas através das atualizações na loja de aplicativos do seu celular. Se a mensagem diz que acessando o link você vai conseguir mudar a cor das mensagens ou descobrir com quem os seus amigos conversam, pode ter certeza que é golpe.

Reprodução

Computador
Para evitar que o computador seja infectado por algum vírus também não tem segredo: a primeira coisa que você precisa fazer é instalar um antivírus e manter ele atualizado. Ah, também é legal deixar o sistema operacional do computador atualizado, porque a fabricante pode melhorar a segurança do software.

Faça, de tempos em tempos, um backup, ou seja, uma cópia de segurança dos seus arquivos e salve em um pen drive, HD externo ou CD. Assim, se algum vírus entrar no seu computador, você tem uma cópia das suas fotos, vídeos e documentos – uma dica aqui é usar os serviços de armazenamento em nuvem que permitem acessar as suas coisas de qualquer lugar (se quiser saber mais sobre isso, pode clicar aqui).

E cuidado com os programas que você baixa no seu computador: procure sempre fazer o download do site oficial e passe o antivírus antes de abrir o arquivo.

Celular
Assim como o computador, baixe um antivírus no seu celular (o iPhone não permite aplicativos de antivírus na sua loja, tá?) e mantenha o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados.

Reprodução

Na hora de baixar aplicativos, dê sempre preferência pelas lojas de aplicativos oficiais do celular e procure também baixar somente os aplicativos que são de desenvolvedores de confiança, além de ler os comentários e classificações sobre os apps feitos por outros usuários, tá?

Pronto! Agora você já saber como se manter seguro e aproveitar todas as vantagens da internet! E sempre que tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ