Lu Explica - Pagamento móvel

Veja como usar o Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay

Redação Olhar Digital 14/03/2018 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Hoje em dia dá para fazer tudo com o celular, inclusive usar ele como cartão de crédito! A Samsung, Google e Apple lançaram carteiras digitais para os seus aparelhos que permitem que o usuário cadastre o cartão de crédito e realize compras e pagamentos com poucos toques e sem precisar tirar a carteira do bolso. Muito prático, não é mesmo? Vem cá ver como funciona:

Antes de a gente começar a pagar tudo com o celular, deixa eu já falar: é seguro! Não precisa se preocupar, tá? Primeiro, o cartão só é usado quando o dono do celular desbloqueia a função usando a digital; segundo, todos os dados do seu cartão estão no seu celular e no de mais ninguém, o que significa que fica bem mais difícil de clonar o cartão; terceiro, quando você perde a carteira, precisa sair cancelando os cartões, né? Com o celular, você não precisa se preocupar, porque pode conseguir todos os seus dados na nuvem; e por último, o cartão usado é, na verdade, uma versão virtual do seu cartão original, ou seja, o código de segurança é alterado para evitar fraudes. Bom, né?

Agora vamos ver os serviços que já existem:

Google Pay
O serviço do Google é uma integração do Android Pay com o Google Wallet, que são dois serviços de pagamento da empresa. O legal é que você pode realizar pagamentos em lojas físicas e virtuais, além de ele já ser aceito por bancos brasileiros, como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Banrisul e outros.

Apple Pay
O Apple Pay vai ser lançado no Brasil nos próximos meses e, a princípio, será aceito só pelo banco Itaú. O serviço funciona em todos os smartphones a partir dos iPhone 6S e também com o Apple Watch.

Ah, e o legal dele é que você também pode usar o serviço para comprar através dos aplicativos de lojas parceiras e até na própria App Store.

Samsung Pay
A carteira digital da Samsung foi a primeira a chegar no Brasil e ela é compatível com os celulares Galaxy A5 2016, A5 2017, A7 2016, A7 2017, A9, J5 Pro, J7 Pro, Note 5, Note 8, S6, S6 Edge, S6 Edge Plus, S7, S7 Edge, S8, S8 Plus e com os smartwatches Gear S3 e Sport. Vários aparelhos, né?

Outra coisa boa é que ele já é aceito por vários bancos, como o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Santander, Caixa, Banco Inter, e outros.



Como usar
Para usar esses três serviços, é muito fácil: você só precisa cadastrar o seu cartão no aplicativo de cada um. Ele já vem instalado no celular, então não precisa se preocupar nem em baixar o app.

Quando for pagar alguma coisa, é só entrar no app, desbloquear com a digital ou reconhecimento facial e encostar o celular na maquininha de cartão. Você tem que fazer isso porque os serviços funcionam com a tecnologia NFC, que é a sigla para “Comunicação por Campo de Proximidade”. Tem um símbolo no aparelho informando que ele suporta esse tipo de tecnologia.

E aí, gostou dessa nova forma de pagamento? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Smartphones Dicas Tecnologia pagamento móvel Lu Explica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você