Veja o que fazer quando o celular molha

O celular nos acompanha o dia inteiro e, como ninguém está imune aos pequenos acidentes, muitas vezes o aparelho acaba caindo na água. E não são todos os modelos que são a prova de água, não é mesmo?

Mas antes que você fique preocupado achando que perdeu o smartphone de vez, calma que eu tenho umas dicas do que fazer para tentar salvar o celular! Olha só!

  1. Seja rápido
    Nessas horas, você precisa agir com rapidez, tá? Então, retire o celular da água e desligue o aparelho (isso mesmo, tem que resistir à tentação de ver se o smartphone está funcionando! Se você ligar o celular, ele pode acabar tendo um curto-circuito e aí não tem mais jeito).
    Agora, retire o cartão SIM e outras partes removíveis, como bateria, tampa traseira, capinha e cartão de memória.
    Se o celular caiu no mar, tire todas as partes removíveis e depois lave o aparelho rapidamente com água da torneira. Isso é muito importante, porque o sal presente na água pode enferrujar as partes de metal. 
     
  2. Seque 
    Agora, enxugue todo o celular e as partes móveis. O ideal aqui é usar um papel toalha ou guardanapo, porque ele absorve bem água. Isso não vai tirar toda a água que possa ter entrado no aparelho, mas evita que mais água que está do lado de fora entre quando você estiver tentando recuperar o smartphone.
    Também deixe a água escorrer; por exemplo: se o aparelho estava na mesa com a tela virada para cima e caiu um copo de água nele, vire a tela para baixo e deixe escorrer toda o líquido. Se ele afundou na água, tente deixar o smartphone de pé.
    E evite ficar chacoalhando o aparelho, se não ela pode se espalhar ainda mais, viu?
     
  3. Aspirador de pó
    Use um aspirador de pó para sugar a água que está dentro do celular. Coloque o bico de sucção na entrada do carregador, fone de ouvido, botões de volume e de ligar e em cada frestinha que tiver no aparelho por pelo menos uns dois minutos. Mas cuidado para nenhuma peça do celular ser sugada pelo aspirador, tá?
     
  4. Não deixe no sol e nem use secador
    Não use de jeito nenhum um secador de cabelo para tentar secar o celular! Ele pode espalhar a água ou então fazer com que ela se concentre nos cantos do aparelho, dificultando ainda mais a secagem. Além disso, o calor do ar quente ainda pode derreter peças internas que são sensíveis.
    Você também deve evitar colocar o celular no sol para secar. Temperaturas elevadas prejudicam o smartphone. 
     
  5. Use um produto que absorva água
    Sabe aquela dica de colocar o celular em uma tigela com arroz cru? Ela funciona! O arroz consegue absorver a umidade do ambiente, então ele é ótimo para conseguir secar a parte interna do celular. Outro produto bem legal que pode ser usado é a Sílica em gel (aqueles saquinhos com cristaizinhos transparentes que ficam dentro de bolsas, sapatos e embalagens de remédios, sabe?).

    Reprodução

    Coloque o arroz ou a sílica em um pode ou uma tigela que seja capaz de cobrir todo o aparelho – uma dica bem legal aqui é cobrir o pote com uma tampa ou filme plástico, porque assim o arroz absorve somente a umidade do celular.
    O aparelho vai precisar ficar nesse processo de secagem por 24 horas e, durante esse tempo, é legal você ir mudando a posição do aparelho. 
     
  6. Seque de novo
    Depois que você deixou o celular no arroz por 24 horas, coloque o smartphone sobre um papel toalha e deixe lá de quatro a seis horas. Quando passar esse período, veja se tem sinais de água ou umidade no papel. Se sim, coloque no arroz por mais um dia.
    Outra dica é dar uma olhadinha na tela do celular para conferir se não está embaçada. Se ela estiver, é porque ainda tem água lá. 
     
  7. Ligue
    Agora chegou a hora de verdade, gente! Coloque a bateria, cartão de memória e chip tudo de volta e tente ligar o celular. Se ele não ligar de primeira, deixe carregando por 30 minutos. Ligou? Ótimo, pode voltar a usar o aparelho! Não ligou ou não está funcionando muito bem? Então é bom dar uma passadinha na assistência técnica para ver se eles conseguem consertar. 

E você, já deixou o celular cair na água? Então me conta o que você fez quando isso aconteceu! Fale comigo nas redes sociais e use a #LuExplica.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ