Nuvem - Lu Explica

Veja tudo o que você precisa saber sobre armazenamento em nuvem

Juliana Américo 16/06/2016 10h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Gente, lembra que lá pelos anos 90 a gente precisava usar um disquete para armazenar informações e fazer backup, ou seja, uma cópia de segurança dos arquivos que estavam no nosso computador? Hoje em dia, não precisa nem mais de um pen drive para fazer isso, porque dá para guardar tudo na nuvem! Mas você sabe o que é isso?

Olha só como funciona: ao invés de salvar tudo no seu computador, smartphone ou tablet, você salva nos computadores das empresas que oferecem o serviço e assim economiza espaço no seu aparelho. Tudo isso pela internet!

O mais legal disso tudo é que você pode apagar os arquivos do dispositivo e ainda ter acesso a tudo que está guardado sempre que quiser. Se você perder o seu celular, por exemplo, dá para acessar de outro smartphone, computador ou tablet. Também é possível compartilhar essas fotos, vídeos e arquivos com outras pessoas.

Os principais serviços de nuvem são o Google Drive, Dropbox, iCloud e OneDrive. Eles oferecem de 2GB até 15GB nos planos gratuitos. E cabe bastante coisa, quer ver só? Dependendo do tamanho dos arquivos você consegue armazenar até 2 mil fotos ou 500 músicas em um espaço de 2GB. Já no plano pago é possível ter acesso a um espaço de até 1 TB! Cabem mais de 4 milhões de fotos ou mais de mil horas de vídeo! É muito espaço né?
Quer conhecer um pouco mais de cada serviço? Vem comigo!

Google Drive
Ele está integrado ao Gmail, por isso é ideal para quem já tem uma conta de e-mail do Google ou um celular Android. No smartphone é só baixar o app, caso o seu celular não seja Android. Olha como ele é fácil de usar: tudo o que está salvo fica na tela inicial e para adicionar alguma coisa é só clicar no “+” e escolher se quer criar uma nova pasta, colocar algum arquivo, tirar uma foto, que já vai ficar armazenada lá, ou abrir um documento, planilha ou apresentação.

Reprodução

Para usar na internet, é só entrar no seu e-mail, clicar no menu no cantinho esquerdo e selecionar “Drive”. Ele funciona da mesma maneira que o app: você consegue ter acesso a fotos, vídeos e arquivos salvos. Além disso, você também consegue compartilhar os arquivos com outras pessoas! Você pode fazer isso selecionando o arquivo e clicando em “Compartilhar”, lá em cima na tela; depois você pode incluir o e-mail de quem pode ter acesso ou editar o arquivo ou então criar um link para compartilhar.

 Reprodução

Ainda é possível baixar o Google Drive no computador aqui. O programa vai criar uma pasta no seu computador e tudo o que você salvar nessa pasta irá para a nuvem. Muito prático, né?

Reprodução 

iCloud
Esse serviço é exclusivo para quem tem algum aparelho da Apple, por isso não tem aplicativo para outros smartphones ou tablets, viu? Mas ele pode ser baixado em computadores que não sejam da marca. Assim fica bem mais fácil de transferir os arquivos!

Olha como ele funciona: no celular, lá em “Ajustes”, vá em “iCloud”; primeiro, você precisa criar uma conta usando o seu Apple ID, que é o seu e-mail e senha de acesso para os serviços da empresa. Depois disso você seleciona o que vai ser enviado para a nuvem; podem ser fotos, e-mails, contatos, anotações, entre outros. Toda vez que o dispositivo estiver conectado à internet, os arquivos do smartphone que não estiverem salvos no iCloud serão transferidos automaticamente!

Você também pode acessar pela internet, através do site https://www.icloud.com/. Aqui você tem acesso a tudo que está guardado e no “iCloud Drive” você consegue salvar arquivos do computador.

 Reprodução

Outra forma bem legal de usar o iCloud é em computadores que não sejam da Apple e que tenham o Windows, por exemplo. É só fazer o download aqui, seguir as instruções de instalação e salvar seus arquivos na nuvem!

 Reprodução

OneDrive
Assim como o Google Drive, o OneDrive também é ligado a um serviço de e-mail: o Outlook, da Microsoft! Para acessar o serviço, é só entrar na sua conta, clicar no menu no canto esquerdo da tela e clicar em OneDrive. Gente, é bem parecido com o Google Drive e bem fácil de usar! Você também pode baixar o aplicativo ou então a pasta de transferência no computador.

 ReproduçãoReprodução

Dropbox
Esse serviço de armazenamento pode ser usado por qualquer um! É só você se cadastrar e começar a usar. Ele também é muito parecido com os outros, dá para salvar tudo, compartilhar arquivos, além de ter acesso por app no smartphone e pasta no computador.

 Reprodução

Gente, viu como a tecnologia pode ajudar a salvar nossos arquivos mais importantes e ainda economizar espaço nos nossos dispositivos? Se tiver alguma dúvida ou sempre que você quiser falar comigo, é só usar a #LuExplica nas redes sociais!

Dicas Tecnologia armazenamento Nuvem Lu Explica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você