Compartilhe com seus seguidores
A A A

Como usar os recursos de emergência do Android e do iPhone

Renato Santino, editado por Wharrysson Lacerda 14/09/2019 19h00

Gente, em alguns momentos de emergência, nem sempre conseguimos pedir por ajuda com facilidade, né? Às vezes, a situação impede que a gente faça uma simples ligação ou mande mensagens para amigos, parentes ou até para a polícia. Muitas pessoas não sabem, mas nossos celulares podem ser grandes aliados na hora do aperto, viu? As desenvolvedoras de sistemas operacionais como Google e Apple, oferecem recursos nativos nos celulares para os usuários, justamente com a intenção de facilitar ações rápidas em momentos de apuros. Dá só uma olhada!

Essas ferramentas geralmente podem ser usadas de forma simples e rápida, sem a necessidade de desbloquear o smartphone. Por isso, é importante saber como ativar o modo de emergência do seu aparelho.

O iPhone tem mecanismos muito bons, que ajudam os usuários nas situações de emergência. A chamada SOS é um exemplo disso. Com ela, é possível fazer uma ligação automática para os serviços locais de emergência. É bem simples de ativar. Ah, as instruções a seguir são para iPhone 8 ou modelos posteriores, ok? Vamos lá!

Para acionar a ferramenta, deixe pressionados o botão da lateral e um dos botões de volume até que o recurso “SOS de Emergência” apareça na tela. Arraste o item em direção a lateral para fazer uma ligação de emergência. E, caso você continue pressionando a combinação de botões, uma contagem regressiva vai ser ativada. Ao final dela, um alarme vai começar a tocar, o que pode ser usado como sinal de pânico, por exemplo. Já para quem tem iPhone 7 ou anterior, é preciso pressionar rapidamente cinco vezes o botão lateral ou superior para o recurso “SOS de Emergência” aparecer na tela. O restante do processo é o mesmo. Após o fim da ligação, o sistema vai enviar aos seus contatos de emergência uma mensagem de texto com a sua localização atual. Muito útil ter uma função dessas no celular, né?

A “Ficha Médica” é outro recurso interessante que o iPhone tem. Com ele, os profissionais de saúde podem ter acesso a informações importantes sobre você, como tipo sanguíneo e alergias. Tudo isso sem a necessidade de desbloquear a tela do aparelho. Para configurar o recurso, abra o app Sáude e selecione a aba da “ficha médica”. Toque em “editar’’ e preencha os itens com os seus dados.  Se quiser adicionar essa ficha na tela de bloqueio, ative a opção “mostrar quando bloqueado” e confirme no “ok” quando tudo estiver concluído. Prontinho! Se acontecer algum contratempo, essas informações vão estar disponíveis para quem for te ajudar.  Além disso, é possível também cadastrar contatos de emergência na “ficha médica”. É só ir até a página de “contatos de emergência” e adicioná-los. 

E como existem várias fabricantes e modelos de aparelhos que rodam o Android, alguns passos do tutorial a seguir podem variar um pouco, tá?! Para ter acesso ao recurso de emergência, entre em “configurações” selecione a opção “usuários e contas” e, por último, clique em “informações de emergência”. Nesta tela, você consegue preencher os espaços com dados sobre você, como tipo sanguíneo, medicações que toma, alergias e o seu endereço. Dá também pra adicionar um ou mais contatos para eventual chamada de emergência. Após finalizar a etapa, a palavra “Emergência” vai aparecer na parte inferior da tela de bloqueio. Ou seja, qualquer pessoa que pressioná-la terá acesso aos seus dados.

Lu Explica Tv
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você