Vai comprar um smartphone? Veja como escolher o modelo

Muita gente tem dúvida sobre o que ficar de olho na hora de escolher um smartphone. Tanto que eu recebi dúvidas do André Goulart, do Diego Gomes, do Guilherme e da Izabel sobre como escolher um bom smartphone.

"Como escolher um smartphone?"– André, Diego, Guilherme e Izabel

Vamos começar pelo o processador, que é quem comanda praticamente tudo no smartphone! Aqui, a lógica é quase simples: quanto mais núcleos ele tiver, ele vai ter mais capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ou seja, a chance de ver o celular travando na hora de abrir os aplicativos diminui.

Especialmente se você for comprar um smartphone Android, o ideal é procurar por um celular que tenha quatro ou mais núcleos e velocidade acima de 1,2GHz, tá? Essas informações costumam estar na embalagem ou descrição do aparelho.

Também é bom ficar de olho na bateria. A duração vai depender muito de como você usa o aparelho: se o celular é usado pra jogar, acessar redes sociais, ver vídeos e usar o GPS, por exemplo, a bateria acaba rapidinho. Uma bateria com uma potência entre 2.600 mAh e 3.200 mAh já é muito bom - essa informação você consegue lá na descrição do celular, viu?

E tem mais!

Você não vai querer deixar de tirar uma foto ou baixar um app só porque o seu celular está sem espaço, né? Então não se esqueça de ver a memória do celular! Só que todo celular tem dois tipos de memória. Uma é a memória RAM, que é onde os aplicativos vão funcionar. Aí, o ideal é ter, pelo menos, 2GB.

O outro tipo de memória é a chamada memória interna – é o espaço que você tem pra guardar fotos e vídeos. Essa memória varia de acordo com o aparelho; alguns chegam a ter 128GB de memória. Mas se você quiser mais, procure por um que tenha entrada para cartão de memória micro SD – aí você pode ampliar bastante o espaço. E lembre-se: também dá pra usar o espaço extra da nuvem. É só baixar os aplicativos como, Dropbox, Google Drive e iCloud, por exemplo.

Se você gosta de tirar fotos com o celular, já sabe que existem várias opções de megapixels e isso pode te deixar confuso na hora de escolher, não é mesmo? Mas, se você não tem intenção de ampliar as suas fotos, uma câmera com no mínimo 8MP já oferece boa qualidade pra tirar fotos incríveis e postar nas redes sociais! Isso quando a gente fala da câmera traseira, tá?

Agora, pra câmera frontal – aquela que a gente usa para as selfies ou pra ligações em vídeo –, o ideal é que ela tenha pelo menos 2MP. Menos que isso, as imagens tendem a perder em qualidade...Também vale a pena dar uma olhadinha se o aparelho filma e fotografa em HD ou Full HD - que são as melhores qualidades de imagem -, e se tem flash.

Fundamental também é o tamanho da tela do celular! As com mais de 5 polegadas são boas na hora de digitar, navegar na internet, jogar e assistir a vídeos, mas são mais difíceis de usar com uma mão só e não cabem em bolsos pequenos.

Eu deixei pro fim um item super importante: o sistema operacional, que é o que controla todas as funções do seu smartphone. Existem vários sistemas operacionais por aí. O mais popular é o Android, então, você vai encontrar em aparelhos de diferentes marcas. Já o iOS está presente só nos iPhones. A Microsoft tem o Windows Phone e também pode ser encontrado em aparelhos de diferentes marcas.

Cada sistema operacional tem características próprias, mas resumindo: o iOS é o mais estável, é o que tem mais aplicativos, mas também é o mais fechado – não dá pra customizar quase nada. O Android é o mais flexível – dá pra deixar o smartphone com a sua cara – e também tem quase tantos aplicativos quanto o iOS. Já o Windows Phone também é um sistema fechado – não dá pra personalizar muito – e é o que tem menor número de apps disponíveis.

Então, se você quer estabilidade, a melhor aposta é o iOS. Se você quer mais versatilidade, o Android é a resposta. O Windows Phone fica no meio do caminho, com uma boa estabilidade, mas com um número menor de aplicativos disponíveis na loja oficial.



Programas de TV

Confira as últimas novidades do Instagram e como usar
Veja como ter funções do Google Pixel no seu smartphone
Celular travando? Veja o que fazer
Saiba como transformar PDFs em arquivos de Word