'Armadura' inteligente impede que pessoa caia ao andar

Pesquisadores da Scuola Sant'Anna, na Itália, em parceria com pesquisadores da EPFL, na Suíça, desenvolveram um exoesqueleto que impede que as pessoas caiam.

O dispositivo é feito de fibra carbono, é colocado no corpo abaixo da cintura e pode ser personalizado para qualquer usuário em alguns minutos, com base na maneira como a pessoa anda.

O objetivo do exoesqueleto é impedir movimentos inesperados, comuns em pessoas idosas, que podem levar a uma queda, mas ele também pode ser usado por deficietes físicos, pessoas com amputações ou que sofram de distúrbios neurológicos.

Reprodução

Depois de entender como cada pessoa anda, o algoritmo da "armadura" detecta desvios da caminhada comum. Nesse momento, os motores empurram as coxas da pessoa para baixo, reestabelecendo a estabilidade do quadril.

Os responsáveis pelo projeto garantem que o aparelho não é intrusivo e que só se faz "presente" quando a pessoa está caindo. Caso contário, ele permanece leve e quase imperceptível. Por enquanto, existe apenas um protótipo, mas a ideia dos pesquisadores é disponibilizar a invenção logo.

[DailyMail]

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ