PRISMA- Pixium Visium

Óculos usa infravermelho para 'devolver visão' a pacientes quase cegos

Redação Olhar Digital 28/04/2015 16h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um projeto de implante de chip desenvolvido em 2012 por estudantes da Universidade de Stanford para devolver a visão a pacientes com degeneração de retina pode estar cada vez mais perto da realidade. Quem sofre da condição perde gradualmente os fotorreceptores do olho e, com o tempo, pode perder totalmente a visão.

Chamada de PRISMA, a tecnologia funciona em conjunto com um par de óculos que se ligam a uma câmera gravadora. Um pequeno processador integrado no sistema é capaz de converter o que a luz do que é gravado em uma imagem infravermelha, que não é visível aos seres humanos. As cenas sao então  transformadas em sinais visuais que estimulam as células do o cérebro e “traduzem” as imagens.

O PRISMA utiliza o mesmo sinal de luz infravermelha para transmitir a imagem do mundo exterior e para alimentar o chip implantado. A versão mais avançada do dispositivo tem 70 mícrons de pixels, cada um dos quais inclui fotodiodos e um eletrodo de estimulação. "Nós não podemos usar a luz ambiente para alimentar estes dispositivos porque ela não é forte o suficiente, por isso usamos a luz infravermelha de alta potência”, conta Henri Lorach, da Universidade de Stanford.

Testes 

Testes em ratos realizados pela empresa francesa Pixium Vision, responsável pela comercialização da tecnologia, mostraram que o cérebro responde à estimulação artificial da mesma maneira que à estimulação de luz natural.

A equipe também obteve excelentes resultados tratando de acuidade visual. Os roedores atingiram um nível de visão 20/250, o que significa que eles seriam capazes de ler as letras maiores em um cartaz de oftalmologista.

Para o futuro a ideia é chegar a 20/120, o que estaria abaixo do índice que determina a cegueira nos Estados Unidos. A companhia afirma que os testes clínicos devem começar a partir do ano que vem na Europa.


Via Spectrum

Medicina Tecnologia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você