''Futuros moradores de Marte'', candidatos irão passar por maratona de testes

Os candidatos que foram pré-selecionados para serem os primeiros moradores do planeta vermelho irão passar por uma maratona de testes antes de viajarem e fundarem uma colônia bem distante da Terra. A viagem será organizada pela fundação Mars One e parcialmente financiada por uma espécie de reality show.

A fase de avaliações faz parte do processo de seleção que já escolheu os cem primeiros terráqueos que poderão ganhar uma passagem só de ida para Marte. Ao todo foram mais de 200 mil aplicações de 140 países diferentes. Esse número será reduzido ainda para 40 potenciais astronautas amadores após os testes que irão durar cinco dias.

As avaliações serão feitas para avaliar principalmente o grau de cooperação dos candidatos. “Será a primeira vez que todos os candidatos se encontrarão pessoalmente e demonstrarão suas habilidades como uma equipe”, explica Nobert Kraft, diretor médico do Mars One. Assim, os testes levarão em conta o comportamento, a tomada de decisões, a capacidade de trabalhar em equipe, entre outros critérios.

Reprodução

Quem for aprovado ainda não poderá arrumar as malas, já que haverá ainda outro corte para formar o grupo final com os 24 primeiros moradores de Marte.

Não pense por um segundo que a vida das duas dúzias de participantes será fácil. Os principais problemas da expedição são a falta de oxigênio do planeta e a dificuldade para produzir comida e encontrar água. A organização espera resolver estes problemas na próxima década.

Via Folha de S. Paulo

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ