Água descartada na produção de cerveja pode ajudar a fabricar baterias

Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram uma maneira de utilizar o escoamento utilizado para produzir cervejas para produzir baterias. A produção de um barril de cerveja precisa de cerca de sete barris de água para ser feita e a água residua deve ser filtrada antes de ser descartada. Os pesquisadores descobriram que o subproduto (a água jogada fora) é uma excelente matéria-prima para a produção de baterias.

É possível produzir eletrodos de bateria de carbono a partir de biomassa, mas, tradicionalmente, esse processo é caro e limitado por conta da disponibilidade de matérias-primas. Nesse caso, o processo utilizado usa alguns fungos benéficos chamados Neurospora, que crescem na água residual, rica em açúcar. O fungo cria, segundo os cientistas, um dos "eletrodos naturais mais eficientes conhecidos até hoje". "A água residual é ideal para que o nosso fungo prospere", explica Tyler Higgins, estudante da universidade e um dos responsáveis pela pesquisa.

Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ