'Matar' entradas e portas não é novidade para a Apple: veja mais 3 casos

Dois dispositivos lançados pela Apple recentemente removeram portas tradicionais e as substituíram por novas tecnologias. No novo MacBook Pro, por exemplo, a companhia decidiu remover as portas USB-A, HDMI e as entradas para cartões SD por entradas USB-C.

O iPhone 7, por sua vez, eliminou a entrada P2, dos fones de ouvido, deixando duas opções em seu lugar: o uso de fones de ouvido Bluetooth ou a utilização da entrada de carregamento. As duas mudanças geraram muitas reclamações de usuários, mas não são exatamente uma novidade no comportamento da empresa. 

Confira algumas mudanças consideradas drásticas que foram feitas pela Apple ao longo de sua história:

1. iMac G3

In their place were a couple of ports using USB, a then smallish standard that soon became the most widely accepted connector in consumer tech.

Em 1998, a Apple decidiu abandonar os disquetes com o iMac G3, o que causou estranhamento no mercado. A empresa também aproveitou o lançamento para eliminar portas ABD e SCSI, usadas para conectar teclados e HDs, respectivamente.

No lugar das entradas apareceram as portas USB, presentes nos PCs até hoje.

 2. MacBook Air

Apple got equally trigger-happy in 2008, when it launched a trio of new MacBooks, including the first-generation MacBook Air. That machine was incredibly slim for its time, but to get there, it had to lose the Ethernet port and the CD/DVD optical drive.

Em 2008, a empresa anunciou o MacBook Air, um dispositivo que chamou bastante atenção por sua espessura. Mas para conseguir deixar o notebook tão fino, a Apple teve que abrir mão de alguns itens: foram deixados de lado a porta Ethernet e a unidade de CD/DVD, algo bastante comum nos dispositivos da época, mas não tão necessário nos dias de hoje.

3. iPhone 5

In 2012, the iPhone 5 peeved hundreds of millions of iOS users by killing Apple’s 30-pin dock connector in favor of another proprietary standard, Lightning. That thinner port seems like a worthwhile upgrade today, but watching Tim Cook decree a decade’s worth of accessories worthless with the latest iPhone wasn’t exactly easy at the time.

Em 2012, a Apple decidiu mudar o conector de seus cabos e carregadores, substituindo o dock de 30 pinos pelo Lightning. A novidade irritou milhões de usuários na época e, quem precisasse usar o Lightning em um dispositivo antigo, teria que comprar um adaptador. 

Nem tudo está perdido

Para quem ficou frustrado com as mudanças recentes da Apple, há uma esperança: a empresa vende adaptadores para que o consumidor continue com seus acessórios antigos em um novo dispositivo. Resta saber se o mercado vai acolher as novas tecnologias, no caso dos fones de ouvido, como fez com os outros itens da lista.

Via Business Insider

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ