Índia vai gastar US$ 60 milhões em supercomputador que prevê chuvas

O governo indiano pretende gastar US$ 60 milhões na construção de um supercomputador capaz de realizar previsões meteorológicas certeiras. O país, em grande parte agrícola, depende das condições do tempo para que a indústria prospere. O equipamento conseguiria oferecer, com antecedência, as condições para que os agricultores saibam o que plantar e quando.

A Índia não revelou quem será o desenvolvedor do equipamento, mas declarou que ele será 10 vezes mais rápido do que o supercomputador utilizado atualmente no país, fornecido pela IBM. Em funcionamento, o novo dispositivo vai gerar imagens em 3D de 29 estados, com a ajuda de dados coletados por aviões, satélites e balões.

Segundo oss cientistas do governo, o objetivo é começar a operar o computador antes da temporada de monções do ano que vem, que acontece entre junho e setembro e fornece 80% da chuva anual. A previsão é de que ele ajude a aumentar a produção agrícola em até 15%.

Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ