15 apps exclusivos dos funcionários da Apple

A confidencialidade é uma coisa levada a sério dentro da Apple, como acontece nas principais empresas de tecnologia do mundo. Novos produtos são desenvolvidos e testados e devem ser mantidos em sigilo absoluto até que sejam lançados, já que a surpresa é um dos fatores que contribuem para o sucesso da marca. Apesar de toda a proteção, eventualmente vazam algumas informações e surgem protótipos de aparelhos que ajudam a entender como funciona o processo de desenvolvimento e testes de produtos dentro da empresa.

Graças a essas informações, o Business Insider descobriu alguns aplicativos que somente os funcionários da Apple podem usar. Confira abaixo 15 exemplos e saiba para que eles funcionam:

1. AppleConnect
Reprodução 

O AppleConnect funciona como uma porta de entrada para serviços e aplicativos exclusivos para os empregados, permitindo que ele tenha acesso a ferramentas internas de maneira segura. Curiosamente, o visual dele lembra muito...o Android.

2. AppleWeb

Reprodução 

Como toda grande empresa, a Apple também tem um site interno. Por lá é possível ver mais informações sobre os colegas de trabalho, saber quais atividades estão acontecendo no campus e dar uma olhada no cardápio do dia.

3. Daily Download
Reprodução 

O Daily Download é voltado para quem trabalha nas lojas da empresa e funciona como um jornal interno, trazendo informações e atualizações sobre o que está acontecendo na companhia.

4. GKTank

Reprodução

Esse foi um aplicativo construído pela Apple para demonstrar as capacidades da ferramenta de desenvolvimento de games. Uma cópia desse código foi carregada no GitHub para que os desenvolvedores pudessem aprender mais sobre ele.

5. Inferno

Reprodução

Com um nome diferente, o Inferno é usado para testar as configurações internas de um iPhone. O app faz diversas verificações de hardware e software para encontrar possíveis problemas no dispositivo.

6. iPlano

Reprodução

Mais um app voltado para os funcionários das lojas. O iPlano ensina onde os itens devem ser dispostos dentro da loja. Assim, a Apple consegue unificar o visual das lojas de todo o mundo.

7. MobileGenius

Reprodução 

Chamados de ‘Genius’, os especialistas que trabalham nas lojas podem usar esse app para verificar informações sobre os clientes, realizar e comparar resultados de testes feitos em aparelhos danificados.

8. MobileRadar

Reprodução 

Quando encontra um bug no iOS, o empregado deve registrá-lo usando esse aplicativo. O MobileRadar é um sistema de rastreamento de bugs e é representado por um tamanduá comento um inseto.

9. Operator

Reprodução

Este é o aplicativo usado para testar os vários componentes e sensores encontrados em iPhones, iPads e iPods. Dentro do Operator há vários easter eggs, descobertos depois que dispositivos de teste foram enviados acidentalmente para os clientes.

10. Repeipts

 Reprodução

O Receipts funciona como uma carteira corporativa virtual. Se um funcionário da Apple a um almoço com um parceiro de negócios, por exemplo, ele tira uma foto do recibo da refeição e a insere no aplicativo. Ele calcula automaticamente as despesas profissionais dos trabalhadores.

11. Red Zone Mobile

Reprodução 

RZM é um aplicativo utilizado por gerentes de loja da Apple para comparar o seu desempenho com outras lojas e com outros anos. Não há imagens de tela deste app, provavelmente porque ele exibe informações internas.

12. Skybox

Reprodução 

Ainda não há certeza sobre o que o Skybox faz, mas parece que ele serve para organizar as tarefas diárias dos funcionários.

13. Switchboard

Reprodução 

O Switchboard funciona como uma AppStore interna. Ele é usado para fazer o download de aplicativos internos e suas atualizações.

14. TouchFighter 2

Reprodução 

O TouchFighter foi um jogo experimental desenvolvido por funcionários da Apple para testar o acelerômetro do iPhone. Jogadores guiam uma nave espacial inclinando o telefone para evitar colisões espaciais.

15. Unibox

Reprodução 

O Unibox é o serviço de comunicações dos funcionários. Ele serve como um correio de voz, envia e-mails e mensagens e notifica os celulares dos funcionários sempre que necessário. Como na maioria dos aplicativos descritos nessa lista, ele usa um sistema de segurança semelhante ao do Android, com seus desenhos de desbloqueio.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ