15 truques e facilidades do iOS 9

Está disponível desde o início da tarde a atualização do sistema operacional da Apple para smartphones e tablets. O iOS 9 traz uma série de melhorias como a pesquisa contextual da Siri, ampliação dos resultados de pesquisa e redução no consumo de bateria.

Confira abaixo 15 truques e facilidades do novo sistema operacional:

1. Configurações pesquisáveis

Reprodução

Para encontrar apps, documentos e até opções de configuração nos dispositivos, basta digitar o nome do que está procurando na caixa de pesquisas. Se o item não aparecer na lista, tente puxar a tela para baixo. O sistema realizará uma busca detalhada.

2. Dados de transporte público no Apple Maps

Reprodução

Como já contamos, o aplicativo de mapas da Apple agora vai trazer informações sobre o transporte público, informando rotas e disponibilidade de trens e ônibus. Por enquanto, o recurso só vai funcionar nos Estados Unidos, mas a expectativa é de que ele chegue a outros países em breve.

3. Teclado que funciona como um trackpad


Reprodução


No iPad, é possível selecionar trechos com a precisão de um mouse ou trackpad. Basta usar as mãos como um cursos para clicar em áreas específicas da tela.

4. Economia de bateria
Reprodução


Quando a bateria atingir os 20%, o iOS pergunta ao usuário se ele deseja ativar o modo de baixo consumo de energia. Caso positivo, serão desativadas a atualização de apps em segundo plano, os downloads automáticos e outras ferramentas que drenam a bateria. A opção pode ser ativada também manualmente a qualquer momento em Ajustes> Bateria

5. Pasta de selfies e capturas de telas

Reprodução


Na hora de encontrar um screenshot ou uma selfie específica, basta abrir as pastas correspondentes a esses tipos de arquivo nas fotos do iOS. Para isso, basta selecionar a visualização em álbuns e escolher a pasta correspondente.

6. Retorne rapidamente ao que estava fazendo

Reprodução


Durante a navegação é comum que o usuário acabe sendo direcionado a outros aplicativos, como acontece ao clicar em uma conversa no Facebook (o Facebook Messenger é aberto automaticamente) ou em um link no Twitter (que abre o Safari). Agora há um botão na parte superior da tela que traz a opção de voltar ao aplicativo que estava usando.

7. Modo de vídeo Picture-in-Picture

Reprodução

A novidade funciona somente nos iPads mais recentes, permitindo assistir a um vídeo enquanto realiza outra tarefa no tablet.

8. Teclado com maiúsculas e minúsculas

Reprodução
Até a versão anterior, o teclado do iOS não era capaz de diferenciar letras maiúsculas de minúsculas, o que poderia confundir um usuário desatento. Caso não goste da novidade, é possível desativar a diferenciação e voltar ao teclado de sempre.

9. Desative o "Shake to undo"
Reprodução

O iPhone conta com uma ferramenta que usa o acelerômetro para desfazer rapidamente os textos digitados. Apesar de ser útil, em alguns casos o recurso pode acabar atrapalhando, como por exemplo se a pessoa estiver andando em um veículo que chacoalha bastante. Para desativar o gesto, clique em Ajustes> Geral> Acessibilidade.

10. Mais detalhes sobre o consumo de bateria

Reprodução


O iOS já mostra a porcentagem da bateria consumida pelos aplicativos, mas agora o sistema exibe quanto tempo o usuário passou em cada um deles. Clique em Ajustes> Uso> Bateria e clique no ícone de relógio.

11. Arquivos na nuvem
Reprodução

O novo sistema traz a possibilidade de anexar qualquer tipo de arquivo. Por padrão, serão buscados arquivos do iCloud, mas é possível localizar itens do Dropbox e de outros apps de terceiro. Clique em "Locais" no canto superior esquerdo na hora de enviar arquivos.

12. Desenhos nas fotos

Reprodução

Ao anexar imagens, o usuário consegue realizar anotações e desenhos em cima da foto. Clique e segure em cima da imagem e selecione a opção "Marcar".

13. Conversão de sites para PDF
Reprodução

No Safari há uma nova opção que converte páginas da web em arquivos PDF automaticamente. Clique no ícone de atividades e selecione "Salvar PDF para iBooks".

14. Atalho para o Apple Pay

Reprodução

Clicando duas vezes no botão do meio o usuário pode acessar rapidamente o serviço de pagamentos da Apple, mesmo com o smartphone bloqueado.

15. Atalho para a versão desktop de sites

Reprodução

Muitos sites apresentam problemas ao exibir a versão mobile, deixando até de mostrar recursos na página. Um atalho rápido no iOS 9 pode resolver o problema. Clique e segure no ícone para atualizar o site e, em dois segundos, será aberta a versão tradicional.

Via TechCrunch

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ