18 curiosidades que você não sabia sobre os 18 anos do Google

O Google está completando 18 anos nesta terça-feira, 27. Para celebrar a data, o Olhar Digital preparou uma lista com 18 curiosidades sobre uma das principais empresas de tecnologia do planeta.

1 - O Google foi criado por universitários

Larry Page e Sergey Brin tinham 22 e 21 anos e se conheceram na universidade de Stanford. Larry já estudava na universidade de Michigan, enquanto Sergey era um interessado em ingressar na instituição. Por coincidência, Larry foi encarregado de mostrar ao futuro calouro as instalações do campus.

2 - Nome nasceu por uma brincadeira

Google é derivado de “Googol”, termo matemático utilizado para representar o numeral 1 seguido por 100 zeros. A ideia era refletir o plano do site de tentar organizar o conteúdo infinito da web em uma só página.

3 - O Google aluga cabras

Reprodução

Por mais bizarro que isso possa parecer, é verdade. A empresa aluga cerca de 200 animais de uma companhia chamada California Grazing para cortar a grama do Googleplex. O argumento para defender a contratação é simples, “as cabras são muito mais fofas do que os cortadores de grama".

4 - O primeiro tweet foi em código binário

A primeira publicação da empresa no Twitter aconteceu em 26 de fevereiro de 2009 com a frase: "I'm 01100110 01100101 01100101 01101100 01101001 01101110 01100111 00100000 01101100 01110101 01100011 01101011 01111001 00001010” que pode ser traduzida por “I’m feeling lucky”.

5 - Projetos pessoais dos funcionários

Apesar de não ser uma norma propriamente dita, os funcionários da empresa são encorajados a passarem 20% de seu tempo de trabalho desenvolvendo projetos pessoais. Esses projetos resultaram em produtos como Google News e Orkut.

6 - Há um mapa de Marte dentro do Google Maps

Reprodução

Apesar de interessante, o recurso é bem limitado e pode ser acessado por esse link. Infelizmente não é possível usar o Street View para dar uma passeada pelo Planeta Vermelho.

7 - E também do céu

Reprodução

Acessível por esse link, a ferramenta é ótima para quem gosta de observar as descobertas científicas do espaço e as constelações.

8 - Gmail era apenas interno

Antes do Gmail se tornar um dos serviços de e-mail mais utilizados da internet, a plataforma nasceu para ser exclusiva para que os funcionários do Google pudessem trocar mensagens internas.

9 - Logo não esteve centralizado até 2001

Os detalhistas de plantão perceberam quase que imediatamente que o logo do Google não estava centralizado na página principal do site até 2001, quando foi reposicionado. Por uma falha na diagramação do site, o logotipo estava algumas polegadas para a esquerda.

10 - “Estou com sorte” esquecido

O Google já informou que o recurso “Estou com sorte” que direciona o usuário para uma página específica ao invés de mostrar os resultados da pesquisa não é lá muito querido pelos usuários. Contudo, a retirada da função impactaria negativamente na experiência do usuário no site.  

11 - Criadores usaram LEGO para armazenar os HDs

Reprodução

Outra história bizarra, mas real. Os desenvolvedores do site precisavam de suportes para 10 HDs de 4 GB disponíveis na época em que o site estava começando. Eles encontraram nas peças de Lego a solução.

12 - Empresa operou em uma garagem durante cinco meses

Do campus de Stanford, Page e Brin se mudaram em setembro de 1998 para a garagem de Susan Wojcicki, na Avenida Santa Margarita, Menlo Park, na Califórnia. A empresa ficou sediada no local até fevereiro de 1999, quando se mudou para a University Avenue, em Palo Alto, com apenas oito empregados. A mudança para o Googleplex só aconteceu em 2004.

13 - Primeiro logo trazia referência ao festival “Burning Man”

Os criadores do site eram fãs do festival e iriam comparecer a uma edição dele em 1998. Antes disso, decidiram incorporar o símbolo do evento ao logotipo da empresa. Foi também assim que nasceu o primeiro doodle do Google.

14 - Fora dos EUA

O primeiro escritório internacional foi aberto no Japão, mais precisamente em Tóquio, em 1998. Atualmente a companhia conta com escritórios em mais de 70 países diferentes.

15 - Existe um esqueleto de dinossauro na sede da empresa

Reprodução

Sim, é verdade. E ele foi apelido pelos funcionários da instalação de “Stan”. Obviamente não se trata de um esqueleto real, mas de uma cópia autêntica dos ossos de um T-Rex que é rodeada por flamingos de plástico.

16 - Google Glass foi um fracasso

Anunciado como uma grande novidade, o óculos de realidade aumentada do Google gerou bastante expectativa no mercado, mas nunca saiu do papel. O Olhar Digital chegou a testar o gadget ainda em 2013.

17 - Ações supervalorizaram

O Google abriu seu IPO em 2004 com cada ação custando US$ 85. Mais de uma década se passou desde então e a companhia hoje negocia cada ação por US$ 785,13, de acordo com os dados adquiridos na data de publicação desta reportagem. 

17 - Google adora pegadinhas

Reprodução

A empresa criou o hábito de pregar peças nos internautas no dia 1º de abril, conhecido como April Fools (ou Dia da Mentira, aqui no Brasil). As brincadeiras variam a cada ano, mas já fizeram muitas vítimas. Uma das mais famosas foi o lançamento do Google Nose, uma ferramenta que permitia “sentir cheiros pela tela do computador”. 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ