20 emojis que você está usando errado (ou não sabe usar)

Lucas Carvalho 17/07/2018 07h00
Emojis WhatsApp
A A A

11. Rock'n'roll?

Estes dois emojis, embora muito parecidos, têm significados bem diferentes, e nenhum deles tem a ver com "rock'n'roll". Acima, a mão com o polegar fechado representa "o sinal dos chifres", segundo o Emojipedia. Já abaixo, a mão com o polegar aberto diz "eu te amo" em linguagem de sinais.

12. OK

Um gesto mostrando o dedo indicador tocando o polegar para fazer um círculo aberto: te remete a alguma parte do corpo humano? Se enganou. Trata-se do símbolo universal de "OK", "tudo bem" ou "ótimo".

13. Balão de fala com um olho dentro

Este é um dos desenhos mais enigmáticos do alfabeto de emojis moderno. Criado em 2015, a imagem representa uma campanha da Ad Council, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, contra o bullying. O sinal significa, segundo a organização, "eu sou testemunha".

14. Homem de terno levitando

Não olhe agora, mas há um homem de terno levitando no seu teclado de emojis. E ele tem até um nome: Walt Jabsco. A arte é uma referência a um logo de uma gravadora de música ska do Reino Unido na década de 1970 chamada 2 Tone Records. O símbolo fazia parte da fonte Webdings, criada pela Microsoft na década de 1990. A explicação oficial do Unicode é que o homem levitando representa a forma de um ponto de exclamação.

15. Sinal da raiva

Mais uma referência que os fãs de mangá talvez já tenham notado. Este estranho símbolo é usado em quadrinhos japoneses para representar as veias saltadas na testa de um personagem enfurecido. Por isso o emoji se chama "símbolo da raiva".

16. Fumaça?

Outro símbolo inspirado em quadrinhos e que também pode ser facilmente confundido com outra coisa. O emoji acima se chama "Afastando-se" e representa o rastro deixado por alguém que acaba de sair correndo de cena. O Emojipedia sugere inserir uma pessoa ou um carro ao lado do desenho para dar mais sentido.

17. Fontes termais

Este emoji lembra um pouco o logo do Java, mas não tem quaquer ligação com a linguagem de programação. O nome oficial do desenho diz tudo: "fontes termais". O símbolo é bem comum na Japão para representar locais de "onsen" (banhos aquecidos ou piscinas naturais).

18. Cinema

Os dois objetos acima podem parecer a mesma coisa, mas não são. Acima, se vê uma câmera de cinema analógica; e abaixo, um projetor de cinema. O primeiro captura o filme em película, o segundo exibe o filme numa tela grande. Simples assim.

19. Trackball (e outras bugigangas antigas)

Há vários emojis no teclado Unicode representando aparelhos que as novas gerações provavelmente não conhecem. Há um pager, um disquete, uma fita VHS e o mais estranho de todos, um trackball: uma alternativa ao mouse que permite controlar o cursor de um PC girando uma esfera.

20. Cem

É óbvio que este emoji representa o número 100, mas a história por trás dele é um pouco mais complexa do que isso. A grafia cursiva e os dois riscos abaixo do número indicam que se trata da representação de uma nota escolar, do tipo que professores norte-americanos deixam nas provas de alunos. O número "100", neste caso, equivale à nossa "nota 10".

emoji
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você