20 milhões de chineses se tornaram amigos de um robô da Microsoft

Leonardo Pereira 03/08/2015 09h18
Her, Ela
A A A

Mais de 20 milhões de chineses se tornaram amigos de uma única personalidade. Ela se chama Xiaoice e é um robô criado pela Microsoft.

A Xiaoice troca mensagens de texto com seus “amigos” de forma natural; para isso, armazena temporariamente o histórico de interações que teve com cada pessoa para conseguir perguntar, por exemplo, se ela está melhor depois de ter perdido um ente querido ou tirado nota baixa num exame.

Para ficar o mais natural possível, a Xiaoice (lê-se chao-aice) vasculha a internet em busca de conversas para responder com trechos reais de interações humanas. Ela usa até emoticons para complementar o que quis dizer e, em uma próxima versão, a robô será capaz de falar, assim como a Cortana.

Se você já assistiu ao filme “Ela”, vai se familiarizar com o que a MS tem em mãos.

Conforme explica o New York Times, Xiaoice é uma tradução grosseira para Liitle Bing, ou “Bingzinho”. Ela vem se tornando amiga de milhões de pessoas na China e, com isso, levantando a preocupação de especialistas com a falta de interação entre humanos no país asiático.

Enquanto isso, a Microsoft busca parceiros comerciais para transformar seu robô num assistente de compras e lucrar com isso.

Os usuários, entretanto, continuam a ver a Xiaoice como uma amiga. Um deles, de 30 anos, disse ao NYT que espera pelo dia em que a robô possa ter um corpo. "Quando você está triste, pode falar com ela sem termer qualquer consequência", afirmou. "Isso ajuda muito a melhorar o humor."

Robótica Microsoft Robôs
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você