20 profissões que podem ser extintas em 20 anos por causa dos robôs

Com o avanço da inteligência artificial, as máquinas estão cada vez mais próximas de executar funções antes desempenhada por seres humanos. A ideia é facilitar a vida das pessoas, mas pode acabar com o emprego de muita gente. O BusinessInsider listou as 20 posições que correm mais risco de serem eliminadas por robôs. Confira:

20. Montadores na indústria de elétricos e eletrônicos

Chance de a posição ser automatizada: 95.1%

Os robôs estão se tornando essenciais na indústria eletrônica  por causa da sua precisão e exatidão. Algumas máquinas já estão trabalhando na função e o resultado, segundo a Robotics Industries Association nos Estados Unidos, é satisfatório.

19. Trabalhadores de serviços postais

Chance de a posição ser automatizada: 95,4%

Além de os robôs serem capazes de realizar as tarefas de cadastro e envio de remessas, o correio tradicional está se tornando cada vez mais obsoleto.

18. Joalheiros

Chance de a posição ser automatizada: 95,5% 

Ao que tudo indica, confeccionar e consertar joias é uma tarefa fácil para as máquinas. Especialistas apontam que entre 2015 e 2022 o número de empregos a área deve diminuir 10%.

17. Cozinheiros

Chance de a posição ser automatizada: 96.3%

Um robô chamado Foxbot é capaz de cortar macarrão  e já trabalha na Dazzling Noodles, uma cadeia de restaurantes do norte da China.

16. Moagem e polimento de materiais

Chance de a posição ser automatizada: 97%

Os robôs são cada vez mais capazes de triturar ou polir uma variedade de objetos de metal como madeira, pedra, barro, plástico e vidro.

15. Caixas de supermercados

Chance de a posição ser automatizada: 97,1% 

As máquinas que permitem que o próprio usuário finalize compras e realize tarefas como pagar o estacionamento continuam crescendo em todo o mundo e a tendência é de que o numero aumente ainda mais.

14. Escriturários

Chance de a posição ser automatizada: 97,6%

De acordo com o Wall Street Journal, grandes empresas como a Verizon já estão utilizando um software que automatiza todas as tarefas de contabilidade e documentação corporativa.

13. Secretários

Chance de a posição ser automatizada: 97,6%

A tecnologia já permite que os próprios chefes agendem reuniões e sejam lembrados quando for a hora. Os sistemas conseguem também guardar recados e atender ligações.

12. Modelos

Chance de a posição ser automatizada: 97,6%

Além de assumir o trabalho de modelos, os robôs estão trabalhando em outras áreas surpreendentes, como atuação, artes e engenharia.

11. Motoristas

Chance de a posição ser automatizada: 97,8%

Em breve os motoristas não serão mais necessários. Carros autônomos, como o do Google, não precisam de um motorista e, na teoria, podem executar o serviço até melhor do que os humanos.

10. Analistas de crédito

Chance de a posição ser automatizada: 97,9%

Automatizar o processo de análise de dados de crédito e demonstrações financeiras pode resultar em um menor grau de risco.

9. Operadores de tratores e outras máquinas de aplainamento

Chance de a posição ser automatizada: 97,9%

Outra área que já está sendo tomada pelas máquinas, a execução por robôs evita acidentes.

8. Operadores de embalagem 

Chance de a posição ser automatizada: 98%

Usar robôs para preparar produtos industriais, para armazenamento de consumo ou remessa já está se tornando uma realidade. Grandes empresas como a Amazon já substituíram operadores humanos por máquinas.

7. Compradores

Chance de a posição ser automatizada: 98%

É muito simples para máquinas realizarem encomendas e encontrarem fornecedores e materiais. Além disso, a internet pode ajudar a reduzir o número de trabalhadores na área, já que praticamente realiza todo o trabalho.

6. Árbitros

Chance de a posição ser automatizada: 98,3%

Os juízes podem estar com os dias contados. Substituindo-os por máquinas, a chance de erro em uma decisão diminui bastante.

Hawk Eye representa apenas um sistema que está sendo usada para resolver disputas nos esportes.

5. Caixas de banco

Chance de a posição ser automatizada: 98,3%

Os terminais de autoatendimento, ATMs, podem oferecer a maior parte dos serviços de um caixa, muitas vezes em menos tempo.

4. Analistas de crédito

Chance de a posição ser automatizada: 98,4%

Um algoritmo já é capaz de analisar se oferecer crédito a alguém é seguro ou não. Bancos do mundo todo já estão utilizando softwares para realizar a tarefa.

3. Relojoeiros

Chance de a posição ser automatizada: 98,5%

As máquinas já são capazes de realizar a montagem precisa, ajustar ou calibrar os relógios.

2. Contadores (para declarar impostos)

Chance de a posição ser automatizada: 98,7%

Cada vez mais, o processo de preparação de declarações fiscais conta com a tecnologia para tornar a tarefa mais fácil

1. Operadores de telemarketing

Chance de a posição ser automatizada: 99%

Essa não é novidade para ninguém. Robôs não só são capazes de realizar o trabalho 24h por dia como podem manter a energia e motivação, não importa como os clientes respondam.





RECOMENDADO PARA VOCÊ