pavlov poke

Gadget dá choque quando o usuário acessa o Facebook

Redação Olhar Digital 23/08/2013 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

E se cada vez que você abrisse seu Facebook você recebesse um choque? A ideia parte de dois pesquisadores do MIT, que, como brincadeira, criaram o Pavlov Poke, um sistema para tentar desviciar pessoas da rede social de Mark Zuckerberg.

O projeto criado pelos doutorandos Robert R. Morris e Dan McDuff e utiliza técnicas de condicionamento pavloviano para desestimular o uso do Facebook. Para isso, oferece estímulos negativos a cada vez que a página é acessada.

Ele monitora a atividade online e, quando necessário, manda um sinal para uma placa Arduino, ligada por USB ao computador, que envia um choque por meio do teclado, onde a mão do usuário repousa.

Para quem não achou a brincadeira incômoda o bastante, eles bolaram um sistema para fazer com que estranhos liguem para sua casa para reclamar que você está no Facebook. Para isso, eles bolaram um script em Python que envia um anúncio no Mturk (ferramenta da Amazon que oferece dinheiro para pessoas realizarem pequenas tarefas simples) para que alguém ligue para a casa do usuário do Facebook para reclamar.



Mesmo sendo uma brincadeira, McDuff e Morris levam a sério o vício na rede social. "Tecnologias como o Facebook são criadas para serem viciantes. As pessoas a usam achando que o fazem porque querem e porque é do seu interesse. Sites assim se baseiam em métricas de engajamento, que não levam em conta o bem-estar. Um produto pode ter métricas de engajamento altas e ser extremamente ruins para os usuários (como o cigarro, por exemplo)", afirma Morris.

O pesquisador também vai além, falando das tecnologias móveis e seu potencial de adicção. "Conforme as tecnologias vão ficando cada vez mais móveis, fica mais difícil resistir. É por isso que o Facebook criou o Home. É por isso que devemos ter muito cuidado com aparelhos como o Google Glass. Eu não quero testar um Glass até saber que posso gerenciar suas propriedades viciantes. A última coisa que preciso é ter que criar um aparelho de choque ligado ao meu globo ocular", explica no site.
Facebook Google Glass Facebook Home
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você