Mouse japonês

Criado o primeiro mouse controlado por respiração

Marcelo Gripa 01/11/2013 12h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pessoas com limitações motoras ganharam um aliado para acessar a internet. Cientistas japoneses dizem nesta sexta-feira terem desenvolvido o primeiro mouse do mundo controlado por respiração para facilitar a interação com a máquina.

O cursor é comandado a partir da intensidade e duração do sopro, que passa por um tubo até clicar nos botões direito e esquerdo do mouse. A tecnologia permite ainda que o usuário ative comandos específicos no teclado, que é projetado na tela do computador.

"O uso das redes sociais e outros serviços online permitem que pessoas com deficiências motoras possam ampliar suas formas de comunicação e, inclusive, realizar certas atividades de trabalho", disse o professor encarregado do desenvolvimento do aparelho, Ichiro Kitayama, à EFE.

Os responsáveis pelo projeto conversam com fabricantes para avaliar a possibilidade de colocá-lo à venda nos próximos anos com preço estimado em US$ 508, acima de R$ 1 mil. Segundo o professor Kitayama, o objetivo futuro do grupo é desenvolver um robô que ajude deficientes físicos a realizar tarefas básicas do dia a dia por meio da respiração.

Via: EFE e Ubergizmo

Computadores Tecnologia Mouse
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você