Brasil vai permitir uso de eletrônicos durante todo o voo, diz Anac

Marcelo Gripa 01/11/2013 13h10
Aparelhos nos voos
A A A
Seguindo o exemplo norte-americano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse ao Olhar Digital nesta sexta-feira que o Brasil também vai liberar o uso de aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens, mas ainda não sabe a partir de quando.

Parceira da FAA (Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos), a Anac adianta que se baseará nos resultados internacionais e só permitirá a prática por aqui quando houver garantia de segurança, conforme determinado nos EUA. Até lá, o funcionamento permanece restrito para evitar interferências nas operações das aeronaves.

Atualmente, a autorização do uso de equipamentos durante o pouso/decolagem e antes da abertura das portas só acontece com aprovação do órgão após testes realizados em cada avião separadamente. A questão é tratada no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) 91 e nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) 135 e 121.  

A medida para liberação gradual dos eletrônicos é um pedido antigo dos passageiros, que cada vez mais trocam revistas por tablets durante os voos. O regulamento aprovado ontem pela FAA, no entanto, tem algumas exceções e pede que os celulares permaneçam em "modo avião". 

A implementação da novidade pode variar entre as empresas aéreas porque elas possuem autonomia sobre seus procedimentos de segurança. Até o fim do ano, a agência americana espera que a maioria das companhias consiga cumprir a orientação. Contudo, elas continuarão tendo liberdade para solicitar aos clientes que desliguem os aparelhos em casos específicos.

Os novos procedimentos adotados nessa quinta-feira resultam dos estudos de um comitê criado em janeiro para avaliar o assunto. Participaram das discussões especialistas das empresas aéreas, dos fabricantes de aeronaves, grupos de passageiros, associações de pilotos e comissários de bordo e fabricantes dos eletrônicos.
Laptops TABLETS
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você