Cortana

Saiba como funcionará a Cortana, o "Siri" do Windows Phone 8.1

Renato Santino 20/02/2014 15h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com o anúncio do Windows Phone 8.1, esperado para abril, se aproximando, os recursos vão surgindo. A novidade da vez é que o funcionamento da "Cortana", uma assistente pessoal digital nos moldes do Siri, do iOS, e o Google Now, do Android.

O software recebeu este nome a partir da inteligência artificial que auxilia o personagem principal durante a série de jogos Halo, exclusiva dos consoles Xbox.

Segundo o site The Verge conseguiu apurar, a Cortana irá substituir o busca nativa no Bing, que é ativada com o botão fixo nos celulares com WP. A nova forma das buscas irá ser representada por um ícone animado de um círculo na tonalidade que o usuário escolher para os blocos do Windows Phone.

Enquanto a Cortana estiver falando ou pensando, uma animação deve ser exibida. A personagem também deverá mostrar emoções dependendo do que o usuário pesquisar. O relato também dá a entender que o recurso terá uma personalidade própria, muito parecido com o que é visto no Siri, da Apple.

A Cortana deverá usar dados de serviços como o Bing e o Foursquare para utilização de computação contextual aos usuários. A informação é que o formato deve ser semelhante ao Google Now neste sentido.

Em relação à privacidade, a Microsoft deve incluir um recurso chamado "Notebook", que permitiria aos usuários decidir quais dados serão compartilhados com a inteligência artificial. Caso haja a permissão, a Cortana poderia acessar localização, comportamento, informações pessoais, lembretes e contatos. O The Verge cita que o recurso aprenderá sobre o usuário para responder a determinadas buscas, além de oferecer sugestões, alertas e lembretes.

A Cortana seria capaz de ler mensagens que contenham frases como "vamos nos encontrar às 20h" e perguntar se o usuário gostaria de ser lembrado do compromisso. Além disso, ela pode mostrar informações sobre tempo, ações, direções, compromissos e música. Ela também teria um recurso de "não-perturbe", para calar as notificações.

Via The Verge

 

Microsoft Windows Phone windows phone 8
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você