Projeto Ara

Google detalha como serão seus smartphones modulares

Leonardo Pereira 10/04/2014 10h17
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Google publicou o kit de desenvolvimento do Projeto Ara, do qual surgirão smartphones modulares que poderão ser comprados por peça, como se cada uma fosse um aplicativo dentro de um dispositivo. O documento contém as informações que os fabricantes necessitam para criar os módulos.

Cada Ara se baseia em um esqueleto e haverá três deles: pequeno, médio e grande – o pequeno, como já noticiamos, pode sair por até US$ 50. Em cada esqueleto serão encaixadas as peças contendo opções de hardware como Wi-Fi, câmera, processador, bateria etc.

Reprodução 

Os modelos maiores poderão ser melhor equipados, por isso os pequenos sairão mais baratos. E o Google quer que fabricantes terceirizados se encarreguem da maior parte da criação de módulos, os esqueletos ficarão sob responsabilidade da companhia.

As diretrizes publicadas pela empresa ditam o tamanho que os módulos podem ter; o de câmera, por exemplo, pode ser mais espesso. E deve haver coerência entre as peças. O smartphone funcionará com Android e será projetado para ser elegante, então os fabricantes não poderão apresentar módulos de design grosseiro – afinal, eles serão a parte externa do aparelho.

Reprodução 

Na semana que vem o Google fará a primeira conferência de desenvolvedores voltada ao Ara. A empresa espera colocá-los no mercado no começo de 2015, junto com uma loja online de onde os consumidores poderão escolher as peças que desejam comprar para seus aparelhos.

 
Google Smartphones
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você