42% da população brasileira não têm acesso à Internet, diz ONU

Um relatório divulgado hoje pela ONU aponta que cerca de 42% dos brasileiros não possuem acesso à internet. Com mais de 100 páginas, o documento oferece um panorama atual de conexão à internet via banda larga no mundo e no Brasil.
Reprodução

Em todo o território nacional, apenas 11,5% dos brasileiros são proprietários de conexões banda larga fixa e a compartilham com usuários que pertencem a família ou vizinhos, já que o mesmo relatório aponta que 48% das residências (casas e apartamentos) usufruem de conexão à internet, seja ela própria ou "emprestada".

Internet móvel

Na outra ponta da tabela, quando o relatório aborda conexões móveis, 78,1% dos proprietários de smartphones ou tablets possuem conexões satisfatórias à web via tecnologia móvel.

Entretanto, até o final do ano, mais de 121 países irão saturar suas bandas móveis de internet, e o Brasil está incluso nesse grupo. A conexão fluida à web nos países saturados dependerá muito da adoção da conexão 4G em dispositivos móveis - e isso significa que as teles precisarão investir em infraestrutura para garantir conexões razoáveis.

Conexão mundial

Outro dado alarmante é que, até 2015, 57% das pessoas ainda estarão sem acesso à web em todo o mundo. Isso equivale a cerca de 4 bilhões de pessoas, que moram em regiões pobres ou sem infraestrutura técnica para promover conexões à internet.

Antes da divulgação do relatório, a ONU tinha expectativa de que 60% do mundo estivesse online até o final de 2015. Não atingiu o objetivo e nem espera atingi-lo antes de 2021. Isso graças ao ritmo de crescimento da internet banda larga nos países em desenvolvimento, que têm uma média de apenas 34% das pessoas conectadas – e muitas delas compartilham dispositivos de acesso, como computadores e smartphones.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ