Novo álbum de Thom Yorke é o 1º torrent pago da história

O BitTorrent, plataforma que há anos é o maior expoente da pirataria, parece dar seus primeiros passos para que artistas possam ganhar dinheiro com o compartilhamento p2p. É o caso de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, que lançou seu novo álbum, “Tomorrow's Modern Boxes”, por meio do serviço do BitTorrent cobrando US$ 6 pelo download.

É o primeiro torrent pago da história, segundo o BitTorrent. O formato possui algumas vantagens para o artista, que pode entregar o conteúdo diretamente aos consumidores sem intermediários e ainda receber por isso. Além disso, graças ao modo como funciona os torrents, não há custos de armazenamento do álbum, já que toda a distribuição é feita pelos usuários que possuem o álbum guardado em seu computador e o compartilham com aqueles que tentam baixá-lo.

O BitTorrent possui um sistema de distribuição legítima de música, chamado BitTorrent Bundles, e Yorke não é o primeiro a experimentá-lo. No entanto, artistas como Moby e Madonna também publicaram álbuns na plataforma, mas de forma gratuita.

“É um experimento para ver se as mecânicas do sistema são algo que o público em geral consegue compreender”, afirma Yorke, reconhecendo que o uso do torrent de forma comercial ainda é estranho para o público. “Se funcionar bem, pode ser uma forma eficiente de entregar algum controle do comércio na internet de volta às pessoas criativas”, completa ele. 

Yorke e sua banda, o Radiohead, já são familiares com novas formas alternativas de distribuição. Em 2007, os fãs poderiam pagar o que quisessem pelo álbum In Rainbows. Recentemente, a banda lançou material inédito por meio de um aplicativo próprio para smartphones. 

O pacote do torrent oferece o álbum, composto de 8 músicas, e um videoclipe. Para conferir, clique aqui.





RECOMENDADO PARA VOCÊ