5 tecnologias que são destaque na CES 2017

Acontece nesta semana a edição de 2017 da CES, feira de tecnologia que reúne as principais fabricantes do setor de todo o mundo. Entre os expositores, há centenas de empresas de diversas nacionalidades que apresentam seus produtos e tecnologias.

Confira alguns destaques da CES deste ano:

1. Controle por voz

C por GE

Os assistentes domésticos, controlados principalmente por três sistemas - Alexa, da Amazon, Cortana, da Microsoft, e Google Assistant -, aparecem aos montes na feira. Entre eles, a lâmpada C, da GE, que responde aos comandos do usuário e conta com um alto-falante, reproduzindo o que a Alexa diz.

2. Robôs

Olly robô

O Olly é um dos destaques no segmento de robótica. O pequeno robô de mesa conta com um assistente inteligente capaz de reconhecer diferentes membros da família e se comportar de maneiras diferentes, de acordo com a personalidade de cada um deles.

Unibiot

Outro tema que conquista espaço no evento é a construção de robôs modulares, que podem ganhar novas habilidades de acordo com as peças que são conectadas a eles. A Unibot, por exemplo, criou um dispositivo que funciona como aspirador e câmera de segurança e até purificador de ar, de acordo com os módulos adicionados a ele. 

3. Realidade virtual e realidade aumentada

Getty

Os visores de realidade virtual ganham bastante espaço na CES 2017. É possível que grandes empresas, como Sony, HTC e Facebook (com a Oculus), anunciem novidades. Mas também há uma série de fabricantes menores com dispositivos e sistemas variados.

Fove

O foco é fazer com que o usuário se sinta totalmente imerso na realidade virtual. Para isso, as companhias usam sensores, rastreadores de movimento e até dispositivos que imitam os movimentos para criar a ilusão perfeita.

Project Alloy

A Intel deve aproveitar a feira para trazer novidades sobre o Alloy, projeto que permite ver suas próprias mãos e objetos do mundo real nos visores.

4. Transportes

Rinspeed

Os carros autônomos ainda não ganharam totalmente as ruas, mas as empresas de tecnologia estão se esforçando ao máximo para que isso aconteça tão rápido quanto possível. Intel, Nvidia e Qualcomm, por exemplo, devem lançar processadores focados no setor.

Outras fabricantes se especializam na interação do usuário com seu carro, trazendo uma série de funções, como o HoloActiv Touch, da BMW, que permite ao motorista usar gestos das mãos para interagir com gráficos projetados no painel.

BMW HoloActiv

A Continental, outra empresa do segmento, vai apresentar um sistema de reconhecimento facial que identifica o motorista e ajusta automaticamente o banco e o espelho retrovisor.

5. Casa conectada

A ideia de uma casa conectada não é novidade, mas nesta edição da CES, mais do que os produtos, o foco é a proteção dos dispositivos. "Nos últimos 18 meses, a conversa sobre segurança e privacidade passou das páginas de tecnologia para as primeiras páginas dos jornais", explica John Curran, da consultoria Accenture. Para ele, é preciso mostrar que a segurança existe para que o consumidor seja atraído.

Fridgecam

"Na CES, esperamos que as empresas sejam mais transparentes sobre quais dados estão sendo coletados, como estão sendo usados e com quem estão sendo compartilhados", afirma Curran.

Via BBC

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ