iOS 9

7 recursos do iOS 9 "inspirados" no Android e no Windows

Gustavo Sumares, editado por Marcelo Gripa 10/06/2015 14h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O ex-CEO e guru da empresa, Steve Jobs, gostava de usar uma citação atribuída a Picasso: “bons artistas copiam, ótimos artistas roubam”. E, embora a Apple tenha sofrido uma série de situações de violação de propriedade intelectual, ela também se apropria das ideias de outras empresas.

Na recente Worldwide Developer’s Conference (WWDC), o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou uma série de mudanças para os produtos e serviços da empresa. E por mais que elas tragam novidades para os usuários de iPhones e iPads, alguns dos anúncios feitos no WWDC nos lembraram de outras coisas que já vimos em softwares de outras empresas. Veja quais foram:
 

Siri proativa

Reprodução

No iOS 9, a Siri ficará ainda mais inteligente. Ela conseguirá determinar informações sobre seu contexto e, com isso, poderá atuar de forma mais proativa: se ela perceber que você está em uma reunião, pode desligar as notificações de seu telefone; se souber que você entrou no carro, pode começar a ler um audiolivro para você.

Essas mudanças, no entanto, lembram bastante funções que o Google Now, o assistente pessoal dos usuários de Android, já possui. Se está na hora do almoço, ele sugere restaurantes próximos ao seu local; se você está perto de um cinema, ele já te mostra o que está passando lá. Essas funções já estão disponíveis para usuários de Android há alguns anos. Uma vantagem inconstestável da Siri, porém, é que ela não associa suas informações pessoais ao seu ID da Apple.

Economia de energia


O modo de economia de energia do iOS 9, também anunciado durante o WWDC, prometia estender a vida útil do seu telefone de 3 a 4 horas, desligando algumas das suas funções mais dispendiosas. Essencialmente, ele restringe seu smartphone às funções mais básicas até que você tenha tempo de chegar em casa e carregá-lo.

Usuários de Android já aproveitam de uma função semelhante há bastante tempo, e em outubro de 2014 ela se tornou inclusive nativa do Android, com a versão 5.0 do sistema operacional. Alguns fabricantes, como a Samsung, já criaram sistemas separados de economia de energia para ajudar seus dispositivos a render mais.

Notícias

Reprodução

A Apple também anunciou um novo aplicativo de leitura de notícias e conteúdo digital durante o WWDC. O Apple News permite que os usuários criem uma espécie de “banca de jornais” personalizada, e trará a você as principais novidades e atualizações de sites que você costuma ler. A empresa já até estabeleceu parcerias com conglomerados de mídia para se alimentar de conteúdo.

O Android também possui um aplicativo de notícias, o Google News, embora talvez seja injusto compará-lo com o da Apple. Mas isso tampouco significa que a ideia seja inédita: o aplicativo Flipboard, que vem pré-instalado em smartphones da Samsung, já oferecia um serviço semelhante, assim como o Blinkfeed dos dispositivos da HTC.


Apple Maps

Reprodução

Dentre as mudanças anunciadas para os aplicativos nativos do iOS, as novidades do Maps foram uma das mais empolgantes. Agora, o aplicativo de mapas da maçã conseguirá também mostrar direções de transporte público, dizendo quais ônibus ou metrôs você precisa pegar. A Apple disse até ter mapeado algumas das maiores estações de metrô para ajudar seus usuários a navegar por suas diversas saídas.

Essa, no entanto, é uma da funções que os usuários do Google Maps já aproveitam há bastante tempo. Outras novidades, como a possibilidade de encontrar locais próximos a onde você está e as informações de trânsito, também já fazem parte do aplicativo de localização do Google desde suas primeiras edições.


Apple Notes

No iOS 9, o aplicativo Apple Notes permitirá aos usuários de iPhone anotarem rapidamente desde frases e ideias dispersas até listas de supermercado. Também será possível usar sua vz para pedir à Siri que anote as coisas para você, ou permitir que o aplicativo acesse a câmera do seu smartphone para tirar uma foto (de uma receita, por exemplo) que você pode salvar como  recado.

Todas essas funções são muito legais, mas são também praticamente idênticas às de um aplicativo nativo do Android, o Google Keep. E se o aplicativo nativo do Google não era exatamente adequado às suas necessidades, já existem também uma série de aplicativos, como o Evernote e o Springpad - disponíveis inclusive para iOS desde algum tempo.


Multitarefas

Reprodução 

O iPad foi uma das grandes estrelas do WWDC. Ele recebeu uma série de melhorias, a maioria delas voltada para produtividade e para a realização simultânea de diversas tarefas. Será possível deixar dois aplicativos abertos simultaneamente em seu iPad, dividindo a tela meio a meio ou 70% e 30%.

Não há como não lembrar da interface do Windows diante dessa mudança. Um dos grandes atrativos das primeiras versões do sistema operacional da Microsoft, além de sua facilidade de uso, era a facilidade que ele dava ao usuário para gerenciar as diversas tarefas que ele estava realizando. Smartphones Android mais recentes, como o Samsung Galaxy S6, também já têm essa opção.


Produtividade

As mudanças mostradas para o iPad, além de interessantes, também tinham como objetivo torná-lo mais voltado para a produtividade. Embora sempre tenha sido uma ótima plataforma para produzir conteúdo, o iPad não tinha um design tão otimizado para produzir conteúdo. E, agora, mesmo a função Picture-in-picture, que permite deixar um vídeo aberto em cima de outro aplicativo, parece voltada para tornar o trabalho mais ágil.

Com isso, a Apple parece se aproximar do conceito que a Microsoft trouxe para a sua linha Surface de tablets. Eles já possuem, há bastante tempo, funções que permitem dividir a tela e alternar rapidamente entre diversos aplicativos abertos, e são vendidos mais como ferramentas de trabalho do que como um aparelho no qual você possa acessar o Facebook e assistir ao Netflix - embora eles permitam fazer isso também.

 
Google Apple Bateria Google Maps iOS Siri Tim Cook Google Now
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você