windows 7

7 truques para aproveitar melhor o Windows 7

Leonardo Pereira, editado por Marcelo Gripa 20/05/2015 17h29
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Windows é o sistema operacional para computador mais usado do mundo e muitas pessoas passam horas de frente para ele diariamente. Mesmo convivendo tanto com o programa da Microsoft, é provável que boa parte dos usuários desconheça alguns truques escondidos por ali.

A lista abaixo joga luz sobre certas funções talvez não muito populares, mas que quando adotadas podem melhorar a experiência de uso para quem depende do Windows.

Abrir programas com o teclado

A barra de tarefas, que fica na parte de baixo da tela, reúne programas fixados ou em execução, e é possível abrir qualquer um deles sem usar o mouse. Basta segurar o botão "Windows" e digitar o número correspondente, sendo que o primeiro programa, da esquerda para a direita, é sempre o número 1.

Novas janelas pela barra de tarefas

Ao abrir um programa pela barra de tarefas, mantenha a tecla Shift pressionada e o software automaticamente iniciará uma nova instância. Se for o navegador, por exemplo, ele abrirá uma página nova.

Copiar caminho

Quando estiver no Windows Explorer, segure o Shift e clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo ou pasta e uma nova opção de cópia surgirá: "Copiar como caminho." Assim, o próximo Ctrl+V que você der revelará o caminho, dentro do Windows, que leva diretamente àquele arquivo ou pasta.

Enviar para

Ainda segurando Shift ao clicar com o botão direito, você poderá notar que o item "Enviar para" crescerá. Além das opções tradicionais, é possível colocar o objeto selecionado em diversas pastas.

Você pode personalizar isso, também, caso queira adicionar uma pasta ao menu "Enviar para". Crie um atalho da pasta em questão para a área de trabalho; então abra o Windows Explorer, digite shell:sendto na barra de endereços e dê Enter. Ali estão as opções do "Enviar para", basta arrastar o atalho da sua pasta para lá e ela também ficará por lá.

Aposentando Ctrl

Se você não quiser ter a obrigação de segurar o Ctrl para selecionar várias pastas, basta adicionar caixas de seleção a cada uma delas. Abra o Menu Iniciar e digite "opções de pasta"; lá, vá em "Modo de Exibição" e procure a opção "Usar as caixas de seleção para selecionar itens".

Atalho dentro do atalho

Quando você clica com o botão direito sobre um ícone da barra de tarefas, o Windows abre um menu que mostra os últimos arquivos abertos com aquele programa - ou, no caso dos navegadores, as últimas páginas visitadas.

É possível fixar alguns arquivos ou links nesse pequeno menu clicando no ícone de alfinete que aparece à direita de cada um deles; uma vez criada a lista com os fixados, dá para adicionar novos arquivos ou links arrastando-os para aquela área.

Favoritos com a sua cara

Ao abrir o Windows Explorer, você pode notar que há uma pasta chamada Favoritos, cujo ícone é uma estrela amarela. Ela facilita a navegação pelo computador, e é personalizável. Você só precisa arrastar pastas para lá ou, quando estiver navegando por uma que queira ali, clique com o botão direito na Favoritos e escolha "Adicionar local atual a Favoritos".

Com: PCWorld

Windows
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você