cloud computing

75% das grandes empresas no Brasil já usam cloud computing, aponta estudo

Redação Olhar Digital 09/06/2011 18h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um em cada cinco executivos admite que contratou um serviço na nuvem, sem o conhecimento do departamento de TI

Tatiana Americano

Nos últimos dois anos, houve um crescimento no número de empresas de grande porte no Brasil que aderiram ao modelo de cloud computing (computação em nuvem). Pelo menos, essa é a constatação de uma recente pesquisa realizada pela Kelton Research, a pedido da Avanade, prestadora de serviços de tecnologia criada em parceria pela Accenture e Microsoft.

Entre as grandes empresas brasileiras consultadas pelo estudo – que ouviu 573 altos executivos de 18 países –, 75% delas disseram que já utilizam algum tipo de serviço em cloud computing. “O número fica acima da média mundial, de 74%”, destaca Hamilton Berteli, diretor de tecnologia da Avanade no País. “E se compararmos ao mesmo estudo realizado há dois anos, houve um aumento de 25%”, acrescenta.

Quanto aos motivos que têm impulsionado os projetos de cloud computing no País, o executivo cita que, em primeiro lugar, aparece a questão da flexibilidade, seguida pela facilidade de colaboração, eficiência e a simplificação dos ambientes de TI. A redução de custos, por outro lado, aparece em sexto lugar na lista de questões que levam as empresas a contratar o modelo.

Já em relação às barreiras à adoção dos serviços em nuvem, o levantamento aponta que a principal delas é a segurança. “Uma em cada três implementações de cloud computing volta atrás, na maioria dos casos, por essa questão [de segurança]”, destaca Bertelli.

Outro problema detectado no levantamento é a adoção desordenada dos serviços. Como reflexo, 20% dos executivos que responderam ao estudo admitiram que já contrataram soluções em cloud computing sem informar a área de TI. O que pode aumentar os riscos a que as empresas estão expostas nesse tipo de ambiente, na visão do diretor da Avanade.

Por fim, o estudo aponta que entre as empresas que já aderiram ao cloud computing, 69% delas utilizam o e-mail na nuvem. A segunda ferramenta mais usada, por 50% dos entrevistados, são os processadores de texto e apresentação; seguidos pelo CRM (sistema de gestão do relacionamento com clientes), em 44% dos casos.
Cloud computing
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você