verde

Algoritmo pode gerenciar consumo de energia

Redação Olhar Digital 19/08/2009 12h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisa do MIT Technology Review diz que mudança de algoritmo pode reduzir 40% do consumo energético

A mudança de um algoritmo pode proporcionar gerenciamento e redução de energia de aproximadamente 40% nas grandes empresas de Internet, segundo um artigo produzido pelo MIT Technology Review e divulgado pela Cnet.

Com esse procedimento, as companhias poderão saber o preço da eletricidade que estão utilizando no local e hora do dia. Para proporcionar a melhor relação custo-benefício entre transmissão de dados e menores custos energéticos, a mudança de algoritmo também permite o cálculo da melhor opção a escolher com base no preço da eletricidade e da distância que os dados percorrem de um local para outro.

Companhias que dependem muito de internet gastam uma montanha de dinheiro em seus data centers. E isso tende a aumentar, já que cada vez mais a virtualização e computação em nuvem vêm crescendo.

Estima-se que algumas empresas de Internet gastam cerca de US$ 30 milhões por ano em custos energéticos, e o consumo de energia deverá quadruplicar na próxima década, de acordo com pesquisa da McKinsey & Company e do Instituto Uptime.
TI Verde
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você