Android está perto de superar o Windows como sistema mais usado no mundo

Por décadas, o Windows foi o sistema operacional mais utilizado no planeta com folga. Faz sentido, uma vez que o PC era a principal plataforma computacional e a Microsoft domina o mercado. Com a transição para a tecnologia móvel, finalmente temos um concorrente à altura: o Android.

De acordo com a StatCounter, que monitora o tráfego da web mundial para obter estatísticas de uso de navegadores e sistemas operacionais, o sistema móvel do Google já está quase empatado com o Windows em percentual de dispositivos conectados.

Reprodução

O último relatório da empresa mostra que 37,4% dos aparelhos online usam o sistema Android, contra 38,6% do Windows. A vantagem, no entanto, não deve durar muito tempo se observarmos as tendências gerais do gráfico. Em 2012, o Windows ainda representava 82% dos dispositivos conectados, contra apenas 2,2 % do Android, e a distância vem caindo rapidamente de lá para cá.

Apesar de tudo, os números não chegam a surpreender. O mercado de PCs vem numa queda livre há anos, enquanto os celulares se popularizam em alta velocidade, com aparelhos cada vez mais baratos alcançando camadas mais pobres da população mundial, que não tinham a oportunidade de ter um computador pessoal. Apesar de o mercado de celulares também ter começado a mostrar sinais de estagnação, para muitas pessoas, o smartphone é o único computador de que elas precisam.

Outras informações importantes que podemos extrair do relatório da StatCounter é que o iOS tem 12,99% de participação no mercado, sendo muito mais popular do que o MacOS, com 5,24%. O Linux para desktops tem uma participação quase nula de 0,77%, mas está muito bem representado no mercado móvel com a popularização do Android.

Via CNET

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ