Android

Android viabiliza acesso a aplicativos online sem uso de senha

Redação Olhar Digital 25/02/2019 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tecnologia permite logar em serviços da web a partir de impressão digital, prometendo praticidade e mais segurança contra hackers

O Android acaba de deixar o acesso a aplicações no telefone mais fácil. Agora, o sistema está oficialmente habilitado para FIDO2, uma tecnologia de autenticação em serviços na rede. A ferramenta pretende dispensar a necessidade de digitar senhas em até 1 bilhão de aparelhos, de forma a liberar o login em apps e sites apenas com biometria ou uma chave de segurança física.


A funcionalidade já estava disponível para alguns aplicativos próprios do telefone. Com a habilitação para endereços da rede, desenvolvedores de apps on-line vão poder moldar seus serviços para interagir com o novo sistema. Páginas que seguem o padrão de segurança WebAuth serão acessíveis para FIDO2.

Tanto o Google quanto a FIDO Alliance reforçam que os dados de impressão digital ficam guardados no dispositivo e não são enviados ou mantidos por qualquer outra parte. O serviço garante, ao requerer a participação do usuário no processo, uma proteção adicional contra phishing — prática que direciona usuários a websites falsos para revelar dados pessoais. 

Em pouco tempo, vai ser possível verificar o saldo bancário sem digitar aquela senha difícil de lembrar, por exemplo. Além disso, não há necessidade de ter um telefone da última geração para aproveitar essa novidade: a certificação FIDO2 será compatível com qualquer aparelho com, ao menos, o Android 7.0 Nougat, seja por padrão, seja por meio de uma atualização na Google Play Services.

Fonte: Engadget

Google Android biometria senha
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você