Aparelho permite medir o consumo de energia de cada equipamento da casa

Cientistas do MIT, em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, desenvolveram um sensor capaz de monitorar o consumo de energia de cada um dos dispositivos de uma residência. O aparelho conta com cinco sensores do tamanho de selos e é colocado acima ou perto de um dispositivo eletrônico.

"Já existem maneiras para monitorar o uso doméstico de energia, mas elas envolvem a contratação de um eletricista licenciado ou a utilização de um equipamento especializado”, explica Stephen Leeb, professor de engenharia do MIT.

Os dados são enviados em tempo real para um aplicativo para que o usuário consiga identificar o consumo. Segundo os pesquisadores, é possível também verificar se um dos dispositivos precisa de reparos ou até uma substituição.

O aparelho é portátil e tem um custo barato, segundo o MIT. Para o uso militar, o equipamento pode ajudar a gerenciar o uso de combustível e energia nas bases, permitindo a operação por longos períodos.

Via Engadget

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ