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Apenas 17% das empresas paulistanas usam redes sociais

Redação Olhar Digital 05/04/2010 16h20
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Orkut, Twitter e Facebook são as plataformas mais utilizadas

Uma pesquisa realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010, revela que 83% das empresas paulistanas não têm cadastro em redes sociais.

“As instituições financeiras são as empresas que mais participam das redes sociais, contando com a adesão de 26% das companhias. Em contrapartida, o comércio varejista é o que faz menos uso da plataforma, contando com 12% das empresas”, diz a Superintendente de Marketing da ACSP e especialista em Marketing digital, Sandra Turchi.
 
Em relação ao porte das empresas que apresentam cadastro em redes sociais, quase ¼ das pequenas empresas o possuem. “Embora ainda seja um número incipiente, seu potencial é imenso. Cada vez mais, o pequeno e médio empreendedor percebe a importância da web 2.0 para seu negócio e o retorno que pode apresentar no seu dia a dia”, aponta Sandra.
 
Orkut, Twitter e Facebook são, respectivamente, as plataformas preferidas das empresas, tanto no setor de serviços como as PMEs. O relacionamento com o cliente é visto como prioridade na utilização das plataformas 2.0 pelas empresas, seguido do acesso a novos clientes e da busca de informações de mercado.

Apesar de poucas empresas terem seus cadastros nas redes sociais, mais da metade das empresas pesquisadas, 51% já procura monitorar o que é dito sobre elas na web. Daquelas que fazem esse monitoramento, em 61% dos casos, isso é feito internamente por um profissional de marketing, de outra equipe ou pelo proprietário. Isto é feito diariamente (27% dos casos) ou semanalmente (41%). No entanto, 68% admitem não responder aos comentários feitos sobre elas nas redes sociais", detalha Sandra.  “Isso não é de todo ruim, pois, nas redes sociais é importante ter muito cuidado e saber como atuar. Não é indicado ter uma atitude invasiva. O ideal é monitorar e responder a alguma solicitação ou queixa diretamente ao cliente, fora da rede, pois muitas vezes ele mesmo retorna àquela rede para fazer elogios à atuação da empresa", finaliza Sandra.

Foram entrevistadas 500 empresas paulistanas, de micro a grande porte, dos segmentos de Indústria, Construção, Serviços, Varejistas, Atacadistas e Instituição Financeira.
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