hitchBOT

Após passar por Canadá e Europa, robô caroneiro atravessará os EUA

Redação Olhar Digital 17/07/2015 15h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O robô hitchBOT, desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades do Canadá, começará hoje uma viagem da costa leste à costa oeste dos Estados Unidos. Ele já completou viagens semelhantes pela Europa e pelo canadá, e já viajou mais de 10.000 quilômetros em sua vida.

Incapaz de se mover sozinho, o robô, que tem o tamanho aproximado de uma criança de seis anos, sairá de Salem, em Massachusetts, e dependerá da bondade de motoristas para chegar até San Francisco, na Califórnia. Os viajantes poderão transferí-lo de um carro para outro, ou deixá-lo em postos de gasolina ou lojas na estrada.

Além de ter um destino bem definido, o robô caroneiro também possui uma lista de locais que pretende visitar no caminho. Alista, assim como o progresso da viagem, pode ser acompanhada pelo site do projeto.



O hitchBOT foi desenvolvido especificamente para ser uma companhia de viagem. Em sua apresentação (escrita pelos desenvolvedores), ele informa que é capaz de "conversar com as pessoas que eu encontro, tuitar sobre meu local e minhas interações e postar fotos sobre as coisas que eu vejo". Sua conta no Twitter tem mais de 30 mil seguidores.

Segundo seus desenvolvedores, ele sabe ser charmoso e brincalhão. Ele é programado para tirar uma foto a cada 20 minutos, mas sempre que pessoas aparecem na foto, mas a equipe envolvida no projeto sempre pede a parmissão de pessoas que eventualmente apareçam nas imagens antes de postá-las. 

Segundo Frauke Zeller, um de seus criadores, o robô é um projeto que mistura arte e tecnologia. "Nós queremos saber o que as pessoas fazem com esse tipo de tecnologia quando as deixamos decidir", disse ao Mashable. Por isso mesmo, a equipe não faz um monitoramento constante das atividades do robô. Até agora, não foi registrado nenhum tipo de maltrato ao robô.

Em outras viagens, o hitchBOT passou uma semana com uma banda de heavy metal, frequentou uma convenção de HQs e um casamento. Sua travessia do Canadá durou 26 dias, nos quais ele viajou aproximadamente 9600 quilômetros.
Robótica Twitter Pesquisa arte cibernética Robôs Europa
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você