Após 'recesso', SpaceX faz foguete pousar em segurança pela 14ª vez

Após quase um mês sem novos lançamentos, a SpaceX - companhia aeroespacial fundada por Elon Musk - voltou a colocar seu foguete Falcon 9 no espaço. E em mais uma missão de sucesso, a empresa conseguiu fazer o foguete voltar ao solo em segurança pela 14ª vez.

O lançamento desta segunda-feira, 14, partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, com a missão de levar suprimentos para a Estação Espacial Internacional. Esta foi a sexta vez que um Falcon 9 realiza um pouso em terra firme, e todos eles foram um sucesso.

Apenas algumas tentativas de pouso em alto mar deram errado, mas, ao todo, a SpaceX não perde um foguete desde o ano passado. O hiato entre a última missão, no início de julho, e a de hoje se deve às reformas que precisavam ser feitas no Cabo Canaveral, famosa estação de lançamentos usada também pela Nasa, nos EUA.

Pode parecer pouca coisa, mas conseguir pousar e reutilizar um foguete após um lançamento significa um grande impacto para o futuro da exploração espacial. Isso porque, até hoje, foguetes normalmente eram usados uma vez só: lançavam um módulo até o espaço e depois caíam na Terra e eram descartados.

Com foguetes reutilizáveis, o preço de missões espaciais e os gastos com lançamentos de satélites podem ficar muito menores. No futuro, até visitas a outros planetas podem ficar mais rápidas e baratas com foguetes que podem ir e voltar em segurança. Sem falar no grande desafio técnico que é controlar a descida de um veículo como esse em alta velocidade.

Como relata o site The Verge, a SpaceX já fez 11 lançamentos somente neste ano - três a mais do que o total de lançamentos do ano passado. Novas missões ainda devem ser realizadas até o fim de 2017. O vídeo do lançamento e do pouso pode ser visto aqui.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ