Após ser copiada à exaustão, 'franja' do iPhone pode sumir em futuras versões

Poucas coisas chamam mais a atenção no design do iPhone X, mais moderno smartphone da Apple, do que aquela "franja" no topo da tela. O espaço que recorta o display serve para acomodar sensores do Face ID e a câmera frontal enquanto extende a proporção da tela ao máximo.

Uma reportagem do jornal coreano ET News, conhecido por adiantar informações da indústria, porém, deu gás ao rumor de que a Apple pode abandonar esse design pitoresco nas próximas versões do seu smartphone.

Como destacou o MacRumors, o plano da Apple seria o de lançar três novos iPhones neste ano (rumor que já circula há algum tempo): um deles seria de 5,8 polegadas, como o atual iPhone X; outro de 6,1 polegadas e tela LCD; e outro de 6,5 polegadas.

Em comum entre os três seria um design com bordas menores e também uma franja menor, permitindo a miniaturização dos sensores do Face ID e mais espaço disponível para o display. Já para 2019, o plano seria o de abandonar a franja por completo.

Eliminando o entalhe, os sensores do Face ID e a câmera frontal teriam de ficar ainda menores e acomodados numa borda que promete ser ainda mais fina. Por outro lado, a tela ocuparia ainda mais espaço na parte frontal do celular.

Faz sentido que a Apple tenha planos de mudar o design do iPhone somente em 2019, já que essa foi a estratégia usada pela empresa nos últimos tempos: em um ano, sai um modelo com design novo; no ano seguinte, um leve upgrade com o mesmo design; um ano depois, um novo design; e assim por diante.

Até hoje, o entalhe divide opiniões entre consumidores e fãs de tecnologia. Mas apesar disso, a indústria de celulares decretou que franjas são uma nova tendência e, em peso, estão copiando o design do mais recente iPhone.

Durante a Mobile World Congress, maior feira de tecnologia móvel do mundo, realizada no fim de fevereiro em Barcelona, diversas empresas adotaram o visual inspirado no iPhone X em smartphones com Android e bem mais baratos. É o caso do Zenfone 5, da Asus, por exemplo.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ