Apple admite que está trabalhando em automação de carros

A Apple admitiu, pela primeira vez, que trabalha no desenvolvimento de carros autônomos, um assunto que vinha sendo especulado há pelo menos dois anos. A revelação não veio por meio de um evento pomposo ou num comunicado à imprensa, porém. Só se descobriu sobre as intenções da companhia porque a Apple resolveu participar do processo que visa construir as bases legais para a automação do transporte nos Estados Unidos.

Em carta (PDF) à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência que cuida da segurança nas estradas do país, o diretor de integridade de produtos da Apple, Steve Kenner, afirmou que a companhia “está investindo pesado no estudo de aprendizado de máquina e automação, e está empolgada com o potencial dos sistemas autônomos em muitas áreas, incluindo transporte”.

“Veículos autônomos têm o potencial de melhorar significativamente a experiência humana — para previnir milhões de acidentes e milhares de fatalidades a cada ano e prover mobilidade àqueles que não a têm”, escreveu o executivo. “É vital que aqueles desenvolvendo e entregando veículos autônomos sigam princípios de segurança rigorosos quanto a design e produção. Tais princípios não devem, entretanto, inibir as companhias de fazer progresso (...); não há necessidade de comprometer segurança ou inovação.”

Entre as ideias para o desenvolvimento do setor, a Apple sugere que todos os envolvidos troquem informações sobre ocorrências para que as demais tenham material para precaver seus próprios sistemas de apresentarem problemas. “Ao compartilhar informações, a indústria construirá um conjunto de dados mais completo do que qualquer companhia conseguiria criar sozinha.” Tal compartilhamento, diz Kenner, “permitirá que todos na indústria desenvolvam sistemas para detectar e responder melhor ao maior conjunto de cenários”.

Não há qualquer informação sobre o que a Apple pretende no setor, já que a carta apenas enumera itens para contribuir com a discussão legal em torno dos carros autônomos. Assim, não é possível saber quando — nem mesmo se — a companhia apresentará o seu próprio veículo. O que fica claro é que a Apple está investindo na ideia neste momento. Afinal, a carta data de 22 de novembro deste ano.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ