Apple contrata fundadora de laboratório experimental do Google

A Apple contratou a especialista em robótica Yoky Matsuoka para trabalhar em projetos seus voltados para saúde e bem-estar. De acordo com a Forbes, ela responderá diretamente ao diretor de operações da Apple, Jeff Williams, que é responsável por iniciativas de saúde da empresa.

Matsuoka já desenvolveu uma série de pesquisas experimentais ao longo de sua carreira. Mais notavelmente, ela foi uma das fundadoras do Google X, o laboratório do Google voltado para projetos radicalmente experimentais e ambiciosos, tais como carros autônomos, projetos para detecção de câncer e baterias mais duradouras para dispositivos móveis.

Outro projeto em que Matsuoka esteve envolvida, em posição de destaque, foi na empresa Nest Labs, que depois foi comprada pelo Google. A Nest foi responsável por desenvolver produtos voltados para automação e segurança de casas, como uma câmera inteligente e um termostato inteligente que economiza energia.

Na Apple, segundo o Engadget, ela provavelmente trabalhará em projetos como o CareKit, ResearchKit e HealthKit. Esses projetos incluem iniciativas para ajudar usuários a cuidar de sua saúde e utilizar os iPhones para participar em pesquisas médicas de maneira anônima.

Carreira

Yoky Matsuoka nasceu no Japão, mas se mudou para os Estados Unidos durante a adolescência para tentar ser tenista. Sua carreira esportiva foi prejudicada por uma lesão, mas ela aproveitou a recuperação para iniciar um projeto de construção de um robô capaz de jogar tênis. Esse projeto lhe renderia um título de Ph.D. no MIT.

Ela passou então uma década como pesquisadora nas universidades Carnegie Mellon e University of Washington como professora de robótica. Em 2009, ela saiu da University of Washington para ajudar a fundar o Google X. Logo em seguida, em 2010, ela foi para a Nest, empresa fundada por ex-alunos seus que foi comprada pelo Google em 2014.

Quando a Nest foi comprada, Matsuoka anunciou que iria para o Twitter, mas nessa época ela descobriu que sua vida estava ameaçada por uma doença grave. Ela então resolveu se dedicar à sua saúde e à sua família, e voltará a trabalhar agora, para a Apple.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ