Apple leva aos Macs recurso dos iPhones que melhora a qualidade do sono

Com o iOS 9.3, a Apple deu aos seus iPhones o recurso "Night Shift", que vai reduzindo a quantidade de luz azul emitida pela tela ao longo do dia para melhorar a qualidade do sono dos usuários. De acordo com o MacRumors, no entanto, a versão 10.12.4 do sistema operacional dos PCs da Apple (o macOS) traz esse recurso para os computadores da empreesa.

A versão 10.12.4 ainda está em fase beta exclusiva para desenvolvedores. No entanto, a inclusão do recurso nessa versão sugere que ele deve chegar para todos os usuários de MacBooks e iMacs em breve. Segundo a empresa, esse recurso evita expor os usuários de seus dispositivos à luz azul depois do pôr do sol, o que melhora a qualidade de seu sono.

Tanto no macOS quanto em PCs com outros sistemas operacionais, no entanto, já era possível obter essa função por meio de um programa chamado f.lux. O f.lux fazia exatamente a mesma coisa que o Night Shift faz e, segundo o The Verge, é um caso em que a Apple copiou descaradamente o recurso de outra empresa.

Luz é importante

Por mais que não nos demos conta, nosso ciclo de sono está intimamente relacionado à luz do ambiente. A luz do sol contém bastantes raios ultravioletas, que inibem a secreção do hormônio que dá sono, a melatonina. Por isso, enquanto nosso corpo recebe raios ultravioleta, a probabilidade de sentirmos vontade de dormir é menor.

No entanto, as telas de dispositivos eletrônicos também emitem luz ultravioleta. Por isso, nosso corpo continua inibindo o hormônio do sono mesmo depois de o sol se pôr, e então acabamos dormindo mais tarde e com menos qualidade. Recursos como o Night Shift e o f.lux são importantes pois reduzem a emissão de luz ultravioleta pelas telas, o que ajuda nosso sono.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ