Apple registra patente de detector de fumaça para iPhones

Em breve, os futuros iPhones e iPads podem vir com um detector de fumaça embutido. Pelo menos é o que sugere uma patente registrada pela Apple em 2013 e publicada em 2014, em que a empresa descreve um sistema capaz de alertar ao usuário quando houver iminência de incêndio ao seu redor.

De acordo com a patente, os dispositivos da Apple poderiam vir com um sensor semelhante ao utilizado em estabelecimentos e lojas americanas, mas miniaturizado para caber no chassi de um smartphone, por exemplo. Alguns dos planos sugerem até mesmo integrar o detector de fumaça à câmera do celular.

Para que o sensor seja capaz de dectar a fumaça, no entanto, é preciso que ela entre no dispositivo. Desta forma, seria mais prático que o detector fosse inserido próximo ao fone ou às saídas de áudio do aparelho. Assim que o sistema registra a iminência de um incêndio, o software entra em ação, enviando um alerta ao usuário ou entrando em modo de segurança.

A patente também registra a ideia de enviar uma mensagem SMS às autoridades, além de incluir um sensor de presença que identifica se o dono do celular está próximo ou não ao fogo. Isso pode ajudar bombeiros na localização de pessoas presas em prédios em chamas ou alertar remotamente o dono sobre um provável incêndio em sua casa.

Contudo, o registro da patente não indica, necessariamente, que o recurso será integrado já nas próximas gerações de dispositivos iOS. Os créditos da invenção vão para Paul G. Puskarich.

Via Apple Insider

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ