Apple revela por que seus computadores não têm telas sensíveis ao toque

Uma das grandes críticas que a Apple recebeu após lançar no mercado o MacBook Pro foi em relação ao fato de que o computador não tem tela sensível ao toque. Incomodada, a fabricante se manifestou e revelou os motivos pelos quais MacBooks e iMacs não contam com o recurso.

Para o vice-presidente de marketing de Apple, Paul Schiller, abrir mão da Touch Bar – barra de ferramentas tátil que fica presente acima do teclado e permite controlar diversos programas – em detrimento de uma tela sensível ao toque não seria um bom negócio para Apple. Isso porque a tecnologia foi testada internamente por diversas vezes e sempre foi rejeitada pela equipe de desenvolvimento da companhia.

O motivo de tanta rejeição seria o fato de que a inovação poderia acabar “dividindo” de vez o uso dos MacBooks em relação aos iMacs. Questionado, então, se não seria uma boa ideia acoplar o recurso também aos iMacs, Schiller foi irônico: “Você consegue imaginar um iMac de 27 polegadas em que você precisa levantar o braço para usá-lo?”

Reprodução

Além da questão da usabilidade, o executivo ainda lembrou que todo o design precisaria ser remanejado para que o recurso fosse inserido e que tal processo poderia prejudicar os usuários que preferem usar o computador com mouse. “Você não pode otimizar para as duas coisas”, explicou ao site BackChannel.

Vale lembrar ainda que Jony Ive, chefe de design da empresa, já havia rechaçado a possibilidade de os novos computadores contarem com touchscreen por outras razões. Segundo disse, o recurso não seria particularmente útil ao Mac por não existirem aplicações e possibilidades adequadas. Além disso, ele afirma que os usuários ainda preferem usar as máquinas com teclado e mouse.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ