Controle por voz no carro ainda distrai motorista, diz estudo

Um estudo realizado pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostra que os sistemas de controle por voz nos carros podem se tornar uma distração para o motorista, contrariando seu propósito principal.

Em testes realizados pelos pesquisadores, os participantes tinham que executar tarefas como ligar para um contato, mudar a música, adicionar números à agenda e enviar mensagens de texto usando comandos de voz em três asisstentes: Google Now, Siri e Cortana, além de usarem os sitemas de conectividade dos próprios automóveis. De acordo com os resultados, todas as opções foram consideradas "altamente perturbadoras" para quem dirige.

A pesquisa mostra que, mesmo depois de desligar uma ligação, os motoristas permaneceram distraídos por até 27 segundos. Mesmo depois de familiarizados com os sistemas, os usuários não apresentam nenhuma melhoria no efeito de distração.

Novos recursos, como a possibilidade de procurar por notícias, previsão do tempo e até receber notificações de redes sociais, podem contribuir para a piora da atenção do motorista.

Via Cnet

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ