Logo Olhar Digital

Australianos desenvolvem camiseta que gera energia elétrica

Redação Olhar Digital 29/10/2007 14h34
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tecido composto com material piezoelétrico poderia alimentar um telefone celular

 Pesquisadores ligado ao CSIRO, centro de pesquisa vinculado ao governo australiano, estão desenvolvendo uma tecnologia que em um futuro próximo tornará possível a criação de vestimentas capazes de gerar energia elétrica. A técnica se baseia nas propriedades dos materiais piezoelétricos, que geram energia elétrica quando comprimidos. A idéia é costurar folhas flexíveis deste material entre o tecido. As folhas seriam ligadas a baterias, também flexíveis, que armazenariam a energia. A idéia é gerar, ao longo do dia, energia suficiente para recarregar a bateria de um telefone celular, PDA ou MP3 Player.

 

O projeto está sendo patrocinado pelo departamento de defesa australiano, que recentemente liberou o equivalente a US$ 4 milhões para o desenvolvimento de um protótipo funcional o que, segundo o líder do projeto, o Dr. Adam Best, ainda vai levar cerca de cinco anos. O exército está interessado em usar o sistema para alimentar rádios e unidades GPS no campo de batalha.

 

Gadgets
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você