Avião-robô age como equipamento de rede

Aeronave espiã se comunica com “colegas” no ar e redireciona informações para a base

A empresa norte-americana AeroViroment está testando um novo tipo de aeronave não-tripulada (UAV) de uso militar que pode agir como um switch de rede, repassando comandos da base de operações a outros UAVs na região e retransmitindo vídeo de aeronaves mais distantes para o operador, criando uma verdadeira rede de dados no céu. A empresa fornece UAVs para o Exército e Marinha dos Estados Unidos, bem como para forças armadas da Austrália, Itália e Singapura, e já tem 5 mil aeronaves de modelos mais antigos em operação no mundo todo.

 

Operados por controle remoto, os UAVs são usados em cenários de combate para missões como espionagem e reconhecimento de terreno, onde é arriscado enviar tropas tradicionais. Pequenos, silenciosos e voando a grande altitude, eles podem fotografar forças hostis, interceptar telecomunicações e entregar estes dados de volta à base sem arriscar a vida de um soldado. Segundo a AeroViroment, com a nova tecnologia um único soldado munido de apenas uma unidade de controle poderá operar múltiplos UAVs, aumentando os ganhos com inteligência mas reduzindo custos com equipamento e pessoal.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ